segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Monumento dos Heróis de Schoenstatt

PARTE I - Geração das Cruzes Negras

Os túmulos atrás do Santuário Original testemunham o modo como os jovens consagrados tomaram a sério a sua Aliança de Amor. Eles nos falam do vivo “Nada sem Ti, nada sem nós”! Entregaram o sacrifício de suas vidas pela Obra de Schoenstatt.
Três dos jovens heróis morreram durante a Primeira Guerra Mundial: Josef Engling, Hans Wormer e Max Bruner.

Monumento dos Heróis 

Santuário Original  e Monumento dos Heróis


Um dos mais importantes é Josef Engling. O objectivo ao qual os consagrados se entregaram totalmente sob a direcção do Pe. Kentenich, naquele famoso 18 de Outubro de 1914, ficou tão gravado na alma deste jovem que o levou a oferecer conscientemente a sua vida, no campo de batalha, pela Obra de Schoenstatt. Ele morreu a 4 de Outubro de 1918 em Cambrai, na França. 
Ainda não foi possível encontrar o seu corpo, mas nas proximidades do local onde morreu, franceses e alemães erigiram o Santuário da Unidade, inaugurado a 12 de Setembro de 1965. No ano de 1971 o Arcebispo de Cambrai coroou a imagem de Maria deste Santuário e consagrou-lhe a sua diocese. Josef Engling é venerado neste local como “Santo da Reconciliação”.
Monumento mais importante a Josef Engling, em Cambrai. 
Ao fundo vê-se o Santuário da Unidade




Max Brunner, o grande entusiasta da famosa divisa “Ave Imperatriz, morituri te salutant” - Avé Imperatriz, os que estão prontos a morrer por Ti te saúdam – (palavras que os mártires na Arena tinham que bradar ao Imperador), morreu a 25 de Abril de 1917.

 
Hans Wormer viveu pelo ideal “Aut Caeser, aut nihil” – Ou Tudo Ou  Nada – consumindo-o na sua última entrega a 15 de Julho de 1917.

Os restos mortais de ambos foram trazidos para junto do Santuário Original pela Juventude Masculina schoenstateana a 21 de Agosto de 1934.



Primeiro grupo da Juventude Feminina  de Aveiro a selar a Aliança de Amor no Santuário Original, a 8 de Setembro de 1978.
Nesta fotografia encontram-se em frente do Monumento dos Heróis.




Margarida

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...