quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Avé no Ouvido

No passado sábado a Juventude Feminina do Movimento de Schoenstatt da Diocese de Aveiro reuniu-se para rezar o terço, à Mãe Três Vezes Admirável. Deixamos aqui uma parte da reflexão dessa noite.

“Hás-de conceber e dar à luz um filho ao qual porás o nome de Jesus. 
Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo” ( Lc 1, 31-32 ).



O AVÉ NO OUVIDO


 O Avé no Ouvido (Lc1, 26-38)

De onde vem o Avé? - Do próprio Deus! 
Quem envia a saudação a Maria? - O Deus Eterno, a Santíssima Trindade, através de um mensageiro. E os teólogos fazem questão de destacar que o Anjo não vem com uma ordem, mas com uma proposta. Portanto, o Deus Eterno dirige-se à livre vontade da querida Mãe de Deus.
“- Queres? Nós gostaríamos. Estás Disposta?” - O Anjo do Senhor anunciou a Maria. E aqui, como dizem mais uma vez os teólogos, Nossa Senhora está como representante da natureza humana. Nela, a humanidade, a natureza humana, deve dar o seu “Sim!” livre para a encarnação da Palavra Eterna.
O Avé no ouvido… Que quer isto dizer? O que foi que Ela fez? - O mesmo que deveríamos fazer ao perguntar como, quando e onde Deus nos manifesta, de algum modo, um desejo. Há três pontos: primeiro, Maria reflectiu no que o Anjo Lhe dizia, e como não conseguiu perceber, perguntou: “- E como se fará isso?” Quando recebeu a resposta, prenunciou o Seu “SIM!” decidido, de coração.
O que seria do Mundo, o que seria de nós, se Nossa Senhora, em nome da humanidade, não tivesse pronunciado o “Sim!”?: (Ecce ancilla Domini, fiat mihi secundum verbum tuum) – “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a Tua palavra?” (Lc 1, 38).


Joana

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...