terça-feira, 30 de abril de 2013

Sou muito abençoada!


Sou muito Abençoada!
Sou mesmo muito Abençoada!

Esta é a sexta vez que participo na Peregrinação Anual das Famílias a Fátima.
Tal como disse o Padre Diogo, a peregrinação até pode parecer sempre a mesma coisa, mas tenham a certeza que não é. E cada ano com um desafio diferente e sempre uma aprendizagem nova. Já consigo peregrinar e não caminhar, como ouvi de um jovem, sem relógio e com o telemóvel desligado. Aqui fica, o meu muito obrigado a este jovem que com toda a certeza me deu uma grande lição de vida. PEREGRINAR E NÃO CAMINHAR. Faz toda a diferença.


Sou muito Abençoada!
Sou mesmo muito Abençoada!
Cresci no seio de uma família católica, que graças a Deus me foi transmitindo muitos valores. Recordo, a minha avó “ reza … A minha mãe “ nunca estás sozinha, tens sempre um anjo da guarda contigo… e o meu pai “ nunca te esqueças de agradecer” e tantas outras coisas…
Talvez por isso, acredito muito em anjos. Os anjos da guarda do Céu e os anjos da terra. Um desses anjos da terra, numa fase da minha vida muito atribulada disse-me: “ Ali no Santuário resolvemos muitos problemas da vida… sabes, também existe uma Peregrinação muito Abençoada onde podemos encontrar o nosso caminho…” E foi assim, que me pus no caminho…


Nesta Peregrinação ouvi alguém dizer “ não vás por ai pelas pedras, aqui no alcatrão caminhas melhor. Ao que eu respondi: “ Obrigada, mas eu aqui vou bem”. O caminho nas pedras faz-me ir mais desperta, mais concentrada para não me desequilibrar e sobretudo mais atenta para algo imprevisto que possa aparecer.
Foi ali, naquele Santuário, e em todas estas Peregrinações que fui e vou encontrando sempre cada vez mais instrumentos, ferramentas… que me ajudam a PEREGRINAR nestes caminhos desequilibrados da vida…


Obrigada a todos os JOVENS “responsáveis” por tantas conversões…
E muito, mesmo muito Obrigada aos meus ANJOS da GUARDA do CÉU e da TERRA.

Sou muito Abençoada
Xana
Abril 2013

segunda-feira, 29 de abril de 2013

3º dia da Peregrinção a pé e Encontro Nacional da Família de Schoenstatt em Fátima

Peregrinos que vieram no autocarro do Santuário de Aveiro

No passado sábado, ocorreu em Fátima o Encontro Nacional da Família de Schoenstatt. Os peregrinos que fizeram a peregrinação a pé, encontraram-se com os que vieram de autocarro, ou em carro próprio, para em conjunto fazerem os últimos quilómetros até aos Valinhos, onde foi celebrada a Santa Missa.

 O salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral Paulo VI

As dinâmicas deste dia, foram realizadas neste Salão, para as pessoas que vieram só no último dia. Os peregrinos a pé, realizaram-nas durante o percurso.

"Vamos hoje percorrer a última etapa deste caminho a que nos propusemos, rumo ao Santuário de Fátima, onde Nossa Senhora nos espera.

Última etapa da peregrinação a pé.

"O Padre Kentenich tinha a consciência de que Deus e Nossa Senhora nos falam por intermédio de instrumentos. Ele foi certamente um instrumento privilegiado nas suas mãos, assim como o foram os três pastorinhos de Fátima.
A espiritualidade do instrumento, em Schoenstatt, acentua o facto de cada um de nós ser também instrumento na construção do Reino de Deus."

Sempre a caminhar para o encontro com Nossa Senhora

Após a chegada aos Valinhos, rezou-se o terço na Loca do Anjo, local onde as crianças receberam a primeira e terceira visitas do "Anjo da Paz".

A rezar o terço na Loca do Anjo.

"Jesus convida-nos a assumir uma atitude que seja duradoura, a do serviço, para podermos experimentar a verdadeira alegria que inunda todo o nosso ser. Maria foi um verdadeiro exemplo de testemunho e serviço, realizando a sua missão com despojamento, confiança e humildade."

Terminada a reza do terço, fomos para a Santa Missa, na capela de Santo Estêvão. Sobre a Santa Missa, falaremos num outro artigo.

Fami e Paulo

sexta-feira, 26 de abril de 2013

2º dia da peregrinação da Família de Schoenstatt a Fátima

O grupo azul numa paragem para meditação

"Muitas vezes agimos segundo a vontade de Deus, mas sem consciência do resultado dos nossos actos e só mais tarde vemos os frutos. Confiamos na Sua palavra, à semelhança dos serventes de Caná e dos três pastorinhos, que mesmo sem ter a certeza do que estava para vir, confiaram e actuaram."

A JMS cantando o hino de Franz Reinisch

"O nosso processo de conversão implica o querermos decidir-nos por uma fé capaz de servir o bom vinho, amando desmedidamente. No dia a dia, ter esta atitude nem sempre é fácil e são grandes as dificuldades. Deus pede-nos diariamente que nos decidamos por Ele."

Caminhando rumo a Porto de Mós

"Jesus está à porta do nosso coração e espera apenas que Lhe abramos a porta. Nunca irá forçar a sua entrada. Só entrará se nós formos capazes de ouvir a Sua voz, se Lhe abrimos voluntariamente essa porta e se tivermos o desejo de nos deixar moldar pelo Seu amor e vida."

Sempre a caminho

"Escuto a voz de Deus e estou disposto a abrir-Lhe a porta do meu coração? O meu coração é capaz de estar aberto sem reservas? O meu amor e entrega a Deus é fiel e radical? Qual a bandeira a que presto "juramento" - trabalho? dinheiro? família? Deus?"

Preparando o início da Santa Missa no Castelo de Porto de Mós

"Franz Reinisch é um exemplo de alguém que abre e escancara a porta do seu coração à entrada de Cristo, deixando-se moldar e converter numa entrega sem reservas. A sua primeira visita a Schoenstatt que coincidiu com a chegada dos corpos dos heróis ao Santuário Original tocou profundamente a sua alma."

Participando na Santa Missa

"É neste momento que o seu coração se abre de forma mais profunda e que se dá na sua vida uma nova conversão.
Ele opta pela bandeira de Jesus, pois Deus é o dono da sua vida. Este acto de entrega faz com que morra executado.
Queremos também nós experimentar a verdadeira conversão. Conversão é consequência da fé e decisão para a vida toda."

CONVERTO-ME E DEIXO-ME MOLDAR!

Nota: Os textos publicados foram extraídos do guião da 13ª Peregrinação da Família de Schoenstatt a Fátima.

Fami e Paulo 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Família de Schoenstatt a caminho de Fátima

Inicio da peregrinação com Missa na Praia do Salgado

"Fazei tudo o que Ele vos disser"

"Com base no primeiro milagre de Jesus, nas bodas de Caná, queremos, com confiança acreditar num milagre nas nossas vidas, porque a Deus nada é impossível. A primeira coisa de que precisamos é de Fé, mas uma Fé verdadeira e confiante que acredita que Jesus pode fazer milagres em nós e na nossa vida."

Ainda na Missa

"No casamento de Caná, Nossa Senhora diz aos serventes: "Fazei tudo o que Ele vos disser". Este pedido de Nossa Senhora é também para cada um de nós. É um pedido de quem acredita com toda a confiança que Jesus sabe o que diz e o que faz."

O início da caminhada do grupo azul.

Além do grupo azul (onde estão integradas as pessoas que vieram das Dioceses de Aveiro e do Porto, existem ainda o grupo verde e o grupo vermelho.

A chegada ao local do almoço

"Este pedido de Nossa Senhora quer criar em nós a vontade de seguir Jesus, fazendo tudo o que ele nos pede. Para tal, temos de ter a capacidade de o ouvir e de actuar, mas também de deixar que Nossa Senhora e Jesus actuem nas nossas vidas, tornando viva a expressão "nada sem Ti, nada sem nós"."

Já em Alcobaça aguardo a entrada no mosteiro

"Numa altura em que vivemos uma rotina apressada e sem tempo para parar, queremos aceitar este desafio de Nossa Senhora e trazer para as nossas vidas a capacidade de escutar a vontade de Deus, com disponibilidade para perceber o que realmente Jesus quer de nós".

No interior do mosteiro, onde se expôs o Santíssimo

"Se soubermos levantar o nosso olhar para Cristo, veremos que junto de nós é Ele que está e teremos a felicidade de ouvir no íntimo do nosso coração o som harmonioso da Sua voz, que nos segreda: Sou eu, não tenhais medo!"

Cerca de 530 peregrinos caminham em direcção a Fátima. Hoje cumpriu-se a primeira etapa "Praia do Salgado (Nazaré) - Alcobaça".

O texto publicado entre aspas foi retirado do guião da 13ª peregrinação da Família de Schoenstatt a Fátima.

Fami e Paulo

De Schoenstatt para o Brasil, passando por Portugal


Na passada semana tivemos a alegria de acolher no nosso Santuário de Aveiro a Ir. Mariluci, de Santa Maria - Brasil. Depois de uns tempos de formação em Schoenstatt, a Ir. Marialuci, no seu regresso ao Brasil, fez escala em Portugal e veio conhecer a Delegação das Irmãs de Maria. Uma curta visita, mas com a imensa alegria de poder vivenciar a Família de Aveiro na celebração do dia 18 e com o roteiro obrigatório pelas rias de Aveiro. 
Esperamos que um dia a Ir. Mariluci possa visitar, por mais tempo, este pedacinho de terra à beira-mar plantado.

MP

Floresce junto ao nicho


A paisagem do Centro Tabor vai ganhando cor. Junto ao nicho, que está a ser reconquistado, começam a florir muitas flores que vão chamando a atenção para esse pedacinho de terra. O nosso nicho está a ser reconquistado por toda a Família de Aveiro para que se torne mais vida, para que gere mais vida. As flores são, certamente, também sinal de que esta conquista vai crescendo, que este pequeno jardim é expressão do jardim que quer e está a florescer no coração de cada filho de Schoenstatt. Falta um mês para o grande dia em que a Família de Aveiro vai renovar e assumir o compromisso da missão, a partir deste Santuário.  Vamos continuar a peregrinar e a rezar a oração da reconquista do nicho que se encontra no local.

MP

terça-feira, 23 de abril de 2013

Receba o folheto mensal "Dia da Aliança" em sua casa


O folheto "Dia da Aliança" é uma publicação mensal da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt em Portugal, que é enviado pelo correio para as pessoas que o solicitam. Surgiu pela necessidade de uma inspiração para os dias 18, com renovação da Aliança de Amor, especialmente para as pessoas que não podem visitar o Santuário nesse dia. Este ano, renovamos os conteúdos e rosto deste folheto de 4 páginas A5. Assim, o seu conteúdo está elaborado conforme o impulso mensal na primeira página.


O interior do folheto apresenta-nos a vida gerada pela Campanha, ou seja encontros, reuniões, projetos, envio de imagens, celebrações nas paróquias, etc.


Existe ainda um espaço dedicado ao missionário, onde se escrevem iniciativas individuais ou simplesmente episódios da atuação da MTA nas suas vidas e missão. Outra secção é dedicada a testemunhos de pessoas que tiveram um encontro com o Padre Kentenich e que nos contam sobre a sua maneira de formar, de educar, de conduzir para a MTA, especialmente do seu ser paternal e atuar maternal.

 
E para que todas as pessoas, missionários ou famílias, possam conhecer cada vez mais o mundo de Schoenstatt, reservamos um pequeno espaço com o título "Explica-me Schoenstatt!" em que com duas ou três frases explicamos alguns termos ou costumes usados em Schoenstatt.
 
Para quem quiser receber ou oferecer a assinatura dos folhetos mensais "Dia da Aliança", que são enviados pelo correio (2 ou 3 meses juntos), a inscrição é de 5 € por ano (folheto e correio). Para isso pode contactar o Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina pelo número 234 320 290 ou e-mail campanhamaeperegrina.pt@gmail.com.

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt



Papa Francisco lembra Maria na sua mensagem de hoje

 
 
 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Quando um simples atelier de costura é mais que costurar

 
Há mais de um ano começava um dos Ateliers de Arte promovidos pelo Centro Social Padre José Kentenich, com o objetivo de ajudar a Creche Jardim de Maria, com um pequeno grupo de mulheres que ousaram aprender costura. Uma profissional, Rosi, da Liga das Famílias, colocou todos os seus dons e conhecimentos à disposição para coordenar este pequeno projeto, com duração prevista de 20 horas, em 10 sessões. Porém, este atelier nunca mais parou, renovando sempre de novo as participantes, mas mantendo também muitas das pioneiras. Na passada semana, o grupo das costureiras, amigos da Creche Jardim de Maria e a família da Rosi juntaram-se durante um jantar no Centro Tabor para festejar um grande jubileu, 50 anos de atividade profissional da Rosi como costureira.
 
 
A Mãe Peregrina das costureiras é desde o início o sinal de vínculo entre todas as participantes, uma vez que vai percorrendo cada família e "ganhando" novas almofadas de alfinetes personalizadas sempre que há uma nova aprendiz no grupo. Por isso a imagem da Mãe Peregrina das Costureiras também entrou na projeção comemorativa 50 anos de vida de costureira que foi preparada pela neta da Rosi e apresentada a todos. Foi interessante ver os primeiros vestidos, aqueles que foram confecionados há 50 anos atrás, especialmente os de noiva.
 

Rosi, surpreendida pela festa surpresa, recebeu muitos presentes, sendo um deles muito original alusivo à costura. Tudo foi preparado com muito carinho, desde as mesas decoradas com tubos de linha coloridos ou o bolo de botões. À Rosi, agradecemos por esta tarefa tão bonita que assumiu no junto ao Santuário: ensinar os truques da costura para muitas mulheres que querem dar um toque original na sua maneira de vestir, aprender a transformar o velho e antigo no novo e moderno, ou simplesmente a poupar economicamente.

Como o atelier de costura continua, pode inscrever-se a qualquer hora, para as sessões que pretende. A Rosi está todas as terças-feiras, das 20:30 às 22:30 na Casa Padre Kentenich para ensinar tudo o que gostar e tiver necessidade de aprender nesta área.

MP

domingo, 21 de abril de 2013

Peregrinação da Família de Schoenstatt a Fátima


É já nesta semana que a Família de Schoenstatt portuguesa vai peregrinar a Fátima. Mais de 500 peregrinos de todo o país partem a pé no dia 25, todos juntos, para chegar a Fátima no dia 27. Aí encontrar-se-ão com muitos peregrinos que viajam de autocarros ou em carros para uma grande celebração nacional sob o lema: "Fazei tudo o que Ele vos disser!" A peregrinação tem o ponto alto na missa das 16 horas, em Valinhos.
MP

Esferográfica - Vocação - Eu


Os jovens presentes gritaram o nome de Francisco por diversas vezes e este convidou-os a gritar também ‘Jesus’.


Cidade do Vaticano, 23 abr 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco convidou hoje os jovens a ouvirem a “voz” de Jesus e terem a coragem de optar pela vida sacerdotal e consagrada na Igreja Católica.
“É preciso arriscar a vida pelos grandes ideais”, disse o Papa, da janela do apartamento pontifício, falando a dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.
No 50.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Francisco defendeu que essas mesmas vocações nascem “na oração e da oração”, porque só assim podem “perseverar e dar fruto”.
Há muitos jovens hoje, aqui na praça. Gostaria de perguntar-vos: alguma vez ouviram a voz do Senhor que através de um desejo, uma inquietação, vos convidava a segui-lo mais de perto? Tivestes vontade de ser apóstolos de Jesus”, questionou o Papa, que ouviu o ‘sim’ de vários dos presentes como resposta.
Francisco recordou os dez novos padres que tinha ordenado de manhã, na Basílica de São Pedro, e convidou a uma “oração especial para que o Senhor envie muitos operários para a sua messe”.
Jesus, referiu, chama para uma relação que seja “reflexo da que ele próprio tem com o Pai, uma relação de pertença recíproca na confiança plena, na comunhão íntima”.
“A voz de Jesus é única. Se a aprendermos a distingui-la, ele guia-nos no seu caminho de vida, um caminho que ultrapassa também o abismo da morte”, realçou.
Os jovens presentes gritaram o nome de Francisco por diversas vezes e este convidou-os a gritar também ‘Jesus’.
Como habitualmente, o Papa despediu-se com votos de “bom domingo” e “bom almoço”.
OC

Retiro Ibérico dos Universitários em Aveiro

 
De 27 e 30 de Abril, os Universitários de Lisboa juntaram-se aos Universitários de Aveiro e Madrid para fazerem um retiro da Semana Santa em conjunto. 
Estes dias de oração e de preparação da Páscoa já vêm a ser tradição nos Ramos de Portugal e Espanha. O ambiente que se vive é de fraternidade, de partilha de sonhos e projectos, de ideias comuns . Juntos celebrámos a Ceia do Senhor, relembrando a antiga tradição judaica, e a Paixão do Senhor. No Sábado Santo cada um voltou para junto das suas famílias.
 
 
 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

CMP - "Dia da Aliança" 04/2013

 

Sinal de PEREGRINAÇÃO nos nossos dias 

 

Uma estudante dirige-se ao seu professor durante a aula: “O professor diz que é cristão e eu digo: Eu sou desportista!” Com isto ela queria expressar que cada um tem o seu hobby, isto é, cada um ocupa-se com o que mais gosta de fazer. Ser cristão, porém, não é simplesmente um hobby que eu próprio escolho. Ser cristão é primeiramente ser escolhido por Aquele que nos amou primeiro. Há pouco tempo li que o cristianismo é uma religião de experiência. Os apóstolos foram chamados, seguiram Jesus, acolheram a Sua mensagem e vivenciaram os milagres que Ele fez. Por isso deram testemunho e O anunciaram para que todos pudessem ter a experiência de Deus como eles tiveram. Isto deveria levar-nos a fazer a pergunta a nós próprios: Como é a minha experiência de Deus? Que tipo de relação tenho com Jesus? Onde  é que O encontro na minha vida?  
Aproxima-se Maio e com ele iniciamos um tempo propício para as peregrinações aos locais religiosos. Muitos põem-se a caminho, seja a pé, de bicicleta ou de outra maneira. Alguns fazem-no por tradição ou porque de certa forma está na moda, ou até porque os médicos aconselham a caminhar. Porém, ser cristão é mais. Se ficamos pelo um mero exercício desportivo, então nunca teremos uma experiência de Fé. A nossa vida de Fé é um caminho que somente a própria pessoa pode fazer e isso exige treino constante para nos mantermos na corrida pela santidade. Assim poderíamos também dizer: Eu sou desportista de Cristo, caminho, pedalo, corro por Ele. O apóstolo Paulo exorta-nos: “Não sabeis que aqueles que correm no estádio, correm todos, mas só um ganha o prémio? Correi, portanto, de maneira a consegui-lo. Os atletas abstêm-se de tudo; eles, para ganhar uma coroa perecível; nós, porém para ganhar uma coroa imperecível. Eu não corro sem rumo.” (1 Cor 9,24-26) O nosso caminhar é um constante peregrinar, mas com um objetivo. É um caminho que se faz descobrindo Deus nos pequenos acontecimentos, nas pequenas coisas e nas pessoas que se cruzam ou caminham connosco. É seguir no trilho dos santos. É buscar forças nos sacramentos. É ter uma única meta: Cristo. É saber que para alcançá-la “Maria é o caminho mais fácil, mais curto e mais seguro”. (Pio X)   
Especialmente neste mês de Maio, queremos olhar para Maria, orientar-nos n’Ela, pois Ela é a nossa companheira de viagem, em Aliança de Amor, neste caminho de procura de uma experiência com Deus, mais próxima, mais profunda e duradoura.
 
 Ir. M. Paula Silva Leite, CMP
(Publicado no folheto mensal "Dia da Aliança", Abril 2013)

 

Ordenação Diaconal de seminaristas de Schoenstatt


Na 50ª Semana de Oração pelas Vocações, temos a alegria de mais uma Celebração de Ordenação Diaconal de um grupo de seminaristas do Colégio Mayor Padre José Kentenich, no Chile. A celebração, presidida pelo Bispo Auxiliar de Santiago, D.Pedro Ossandón, será no dia 20 de Abril na Igreja do Espírito Santo, no Santuário de Schoenstatt de Bellavista. Antecipadamente, a Família de Schoenstatt de Aveiro - Portugal, felicita os futuros Padres de Schoenstatt: Cristóbal Asenjo, Santiago Cacavelos, Pablo Gajardo, Juan Ignacio Hormazabel, Manuel López Naón, Claudio Martinez, Victor Pérez, Pablo Pizani y Oscar Saldivar.
 
MP

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Padre Kentenich na minha vida - 14


O Padre Kentenich tinha um  grande amor a Nossa Senhora e acreditava  na Seu atuar a partir do Santuário. Por isso, nada lhe dava mais alegria do que conduzir as pessoas ao Santuário para que  recebessem as graças  que Ela, de modo especial, aí oferece . São muitos os testemunhos escritos de pessoas que foram conduzidas ou levadas aos Santuários. Uma senhora conta: Eu tive a alegria de ir ao encontro do Padre Kentenich. E levei-lhe como presente um pequeno ramo de rosas. Padre Kentenich recebeu com alegria as flores e agradeceu. Depois da minha ‘audiência’, ele deu-me o ramo  com a  incumbência de levá-lo, em seu nome, à Mãe de Deus no Santuário. Este pequeno gesto, mais do que palavras, mostrou-me com que delicado amor e atenção  o Padre  Kentenich honrava a Mãe de Deus.
 

terça-feira, 16 de abril de 2013

Rumo a 2014 - Conquista da Liga das Mães de Aveiro


A Liga das Mães não deixa esmorecer o seu caminho rumo a 2014, conquistando pegadas pelos quilómetros percorridos até ao Santuário de Aveiro. O caderno onde as mães deixam as suas assinaturas que confirmam a visita ao Santuário, e de onde retiram as pegadas para colocar no seu livro pessoal de viagem, já dá para virar muitas páginas preenchidas. Sempre de novo encontramos uma mãe, no silêncio do Santuário, a rezar e a pegar no caderno para registar essa prova de amor que acabaram de dar, com muita alegria, à MTA pela fecundidade dos 100 anos da Aliança de Amor.
 
MP

Bento XVI celebra hoje 86 de vida


Bento XVI celebra esta terça-feira 86 anos no palácio pontifício de Castel Gandolfo com irmão Georg e vai passa o dia com as quatro leigas que trabalham para si, com o secretario particular, o arcebispo Georg Ganswen e a secretária Birgit Wansing.
O Papa Francisco dedicou-lhe a Missa do dia que celebrou hoje na Capela da Casa de Santa Marta: “Ofereçamos a Missa por ele, para que o Senhor esteja com ele, o conforte e lhe dê muita consolação.”
 

No Encontro Mundial das Famílias, em junho do ano passado, em Milão, Bento XVI respondeu a uma criança sobre a sua infância. Para a minha família era muito importante o domingo, explicou então o Papa, recordando com gosto a sua infância na Baviera, ritmada pelo descanso dominical que começava já no sábado à noite quando o pai lia as leituras do Domingo e assim ele, Joseph, e o irmão Georg, entravam já na “liturgia, num clima de júbilo”.
“No dia seguinte íamos à missa. Sou de uma terra perto de Salisburgo, portanto tivemos sempre muita música – Mozart, Schubert, Haydn – e quando começava o Kyrie, era como se o céu se abrisse. Depois, em casa, está claro, era importante a refeição, todos juntos."
Para o pequeno Joseph Ratzinger, a música sempre foi uma presença e causa de alegria. Recorda que cantavam muito em família, até porque o irmão, que viria a ser maestro do coro da catedral de Ratisbona, desde jovem que criava pequenas composições musicais. Para além da música, outra paixão da família Ratzinger eram os passeios que faziam nos caminhos de montanha, tão abundantes na Baviera. "Estávamos perto de um bosque, e assim caminhar nos bosques era uma coisa muito bonita: aventuras, jogos, etc. Numa palavra, éramos um só coração e uma só alma, com tantas experiências comuns, mesmo em tempos muito difíceis, porque era o tempo da guerra, antes da ditadura, e depois da pobreza"..
O Papa Bento XVI ressalta o "amor recíproco" que se vivia na família. Um amor "forte" que dava "alegria também para coisas simples", e assim "se podiam superar e suportar" mesmo as provas mais difíceis: "Parece-me que isto era muito importante: que mesmo coisas pequenas davam alegria, porque assim se exprimia o coração do outro".
E assim, acrescenta, "nós crescemos na certeza de que é bom ser um homem, porque víamos que a bondade de Deus se refletia nos pais e nos irmãos". A sua infância é tão bela que, com um sorriso, Bento XVI imagina que estar no Paraíso é mesmo assim: "Assim, neste contexto de confiança, de alegria e amor, nós éramos felizes e penso que no paraíso deveria ser semelhante ao modo como eram as coisas na minha juventude. Neste sentido, espero ir “para casa”, indo para a “ outra parte do mundo”.


Fonte: Radio Vaticana

De jovens para jovens


No passado sábado, a Equipa Arciprestal de Jovens de Ílhavo reuniu no hall do salão do Centro Tabor para apresentar os membros responsáveis por cada paróquia e movimentos. Nuno Riço pela JMS e Beatriz Costa pela JFS representam o Movimento Apostólico de Schoenstatt nesta equipa. Marcaram presença muitos jovens, especialmente da paróquia de Ílhavo. Num ambiente alegre, os jovens cantaram, participaram das dinâmicas e saíram motivados para as próximas atividades da  Missão Jubilar da diocese de Aveiro.
 
MP

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dia da Partilha - Uma mão que dá, outra que recebe... para dar!

 
A iniciativa proposta  pela Missão Jubilar da diocese de Aveiro para o mês de Abril foi o Dia da Partilha. A paróquia da Gafanha da Nazaré, onde sou catequista do 10º ano, propôs um programa extensivo à catequese. Cada iniciativa mensal pretende envolver o máximo de pessoas num encontro alargado a todos os paroquianos. No passado sábado, os grupos de catequese, juntamente com os mensageiros (pessoas responsáveis pela dinamização do dia 11 de cada mês junto aos seus vizinhos) foram para a rua recolher os bens não perecíveis que as famílias ofereceram para distribuir pelos mais necessitados da paróquia.


De porta em porta, o grupo recebia os sacos da Missão Jubilar, agora cheios, que foram previamente distribuídos. Encontraram portas fechadas, simplesmente porque ninguém estava em casa. Encontraram pessoas que não estavam sensibilizadas para esta causa, outras que se negaram a ajudar porque acreditam que elas próprias podem avaliar melhor as famílias necessitadas e dar diretamente. Encontraram pessoas de outras crenças, mas que aproveitaram para esclarecer questões de fé ou outras que queriam contribuir, mas teria que ser um pouco mais tarde porque chegaram num momento impróprio. Mas o mais bonito foi encontrar a maioria das pessoas com o sorriso no rosto, com a alegria de dar. E deram tanto! Admiraram especialmente aquelas pessoas que passam dificuldades económicas, mas que foram as mais generosas, pois o que deram foi de todo o coração. Tanta generosidade excedeu todas as expectativas!


Ao regressar à igreja com o carro cheio, foi uma alegria imensa ver quantos bens já estavam a ser distribuídos para a Caritas e as Instituições Sociais da paróquia.
A alegria de quem dá desperta no coração de quem recebe a verdadeira alegria de ser cristão e de viver em comunhão com toda a comunidade, de fazer parte desta grande família que é igreja viva paroquial.
 
A catequista,
Ir.M.Paula Leite

Atelier de Economia doméstica - Festas e eventos


domingo, 14 de abril de 2013

Schoenstatt na JMJ Rio2013 com Festival Mariano


“A minha missão mariana nunca me deixou em paz!”
Esta afirmação do nosso Pai e Fundador, P. Kentenich, revela o fogo que ardeu no seu coração e o segredo do seu entusiasmo pela missão. Este mesmo amor continua a impulsionar vidas de jovens e adultos, a cativar crianças, a despertar criatividades para a edificação de uma nova cultura, para ajudar a Igreja na missão de ajudar as pessoas a se encontrarem pessoalmente com Jesus. Na certeza da missão de Maria para a atualidade, a Juventude de Schoenstatt propôs ao COL uma tarde mariana durante a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O evento oficial da JMJ na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, dia 24 de julho à tarde, conta com a participação de vários grupos, associações, enfim, com todos os que amam a Mãe de Deus.
Lemos no site do evento: O Festival Mariano será um grande encontro da juventude católica com Maria durante a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Oferecido pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt, o Festival Mariano tem o intuito de celebrar o exemplo acolhedor e missionário de Maria, modelo para os peregrinos e para a Igreja. Ao celebrar a Aliança de Amor, o Festival Mariano congregará os membros da Juventude Masculina (JMS) e Feminina (JFS) presentes na JMJ Rio 2013 vindos de diversos países, além de acolher os demais jovens peregrinos para uma tarde mariana.
 
A programação vai amadurecendo e conta com a presença do JMS e da JFS: música, oração, terço – os milhares de terços rezados e enviados pela Campanha “Rezei este terço por ti” serão distribuídos durante o Festival Mariano. O tema Aliança de Amor, nossa identidade, estará presente, especialmente quando todos, no final, coroarem a Mãe de Deus como Rainha da Jornada.  É um momento de partilha, de vivência, de estar juntos como família mariana.
Fonte: http://www.maeperegrina.org.br/festival-mariano-maria-na-jmj-2013/

50ª Semana das Vocações começa hoje


Oração para a 50ª Semana das Vocações
 
Deus Pai, fonte da vida,
que pelo teu filho, Jesus Cristo,
nos deste o Espirito de confiança e de amor:
envia operários para a tua Igreja;
dá vitalidade de fé
a cada família, paróquia e diocese,
onde desabrochem numerosas vocações sacerdotais e religiosas
e os batizados vivam generosamente o Evangelho,
ilumina com a santidade da tua palavra
os pastores e os consagrados;
anima os jovens nos seminários e nas casas de formação;
renova a esperança na Igreja e continua a chamar muitos
para que nunca faltem testemunhas autênticas,
transfiguradas no encontro contigo,
e anunciadoras da tua alegria à comunidade cristã e aos irmãos.
Ámen.

Nota: Material para a Semana das Vocações em http://www.portal.ecclesia.pt/pjuvenil/site/index.php/recursos/category/25-2013

sábado, 13 de abril de 2013

O Papa Francisco nomeia oito cardeais dos cinco continentes para o aconselharem no governo da Igreja e reforma da Cúria, um deles é Francisco Javier Errázuriz do Instituto dos Padres de Schoenstatt


Cidade do Vaticano, 13 abr 2013 (Ecclesia) - O Papa nomeou hoje oito cardeais dos cinco continentes para o aconselharem no governo da Igreja e estudarem o aperfeiçoamento do documento que regulamenta a Cúria do Vaticano, anuncia a sala de imprensa da Santa Sé.
"O Santo Padre Francisco, retomando uma sugestão surgida no decurso das Congregações Gerais [reuniões com membros do Colégio Cardinalício] que precederam o Conclave, constituiu um grupo de cardeais para o aconselharem no governo da Igreja universal e para estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica 'Pastor bonus' sobre a Cúria Romana", lê-se no comunicado.
O grupo, coordenado por Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras, e presidente da Cáritas Internacional, inclui Giuseppe Bertello, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile, e Oswald Gracias, arcebispo de Bombaím, na Índia.
Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Freising (Alemanha), Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo, Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston, nos EUA, e George Pell arcebispo de Sydney, na Austrália, completam o elenco do conselho que terá como secretário D. Marcello Semeraro, bispo da diocese italiana de Albano.
A primeira reunião está marcada para os dias 1 a 3 de outubro de 2013, revela a nota, acrescentando que o Papa está desde já em contacto com os prelados nomeados.
A Constituição Apostólica 'Pastor bonus' (O bom pastor) foi publicada pelo Papa João Paulo II (1920-2005) a 28 de junho de 1988.
A estrutura dos principais departamentos da Cúria Romana (dicastérios), as reuniões de cardeais e as visitas que os bispos de cada país fazem regularmente ao Vaticano para se encontrarem com o Papa e discutirem com ele a situação das suas dioceses constituem alguns dos assuntos tratados no primeiro capítulo do documento.
O texto define a identidade e funções da Secretaria de Estado do Vaticano, congregações, tribunais, e conselhos pontifícios, além das instituições ligadas à Santa Sé e outros organismos da Cúria.
 
RJM
 

Últimos dias para se inscrever na Peregrinação Nacional da Família de Schoenstatt a Fátima

 
Olá amigos!
 
Queríamos informar que as inscrições para a Peregrinação a Fátima no dia 27 de Abril vão encerrar no próximo dia 15/04 ( 2ª feira).  
Tentem "alertar" as pessoas para esta data! 
Obrigada a todos.
 
Paula e João Paz
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...