sábado, 13 de abril de 2013

Encontro de Páscoa das Apóstolas de Maria "à volta do nicho"

 
Conhecer as origens de Schoenstatt na diocese de Aveiro, nomeadamente o primeiro marco histórico colocado no Centro Tabor, como primeiro sinal do "sonho" de um Santuário nesta terra, foi o tema desenvolvido no Encontro de Páscoa das Apóstolas de Maria da diocese de Aveiro. Junto com toda a família de Aveiro e Coimbra estamos a reconquistar o nicho, depois do estrago que este sofreu com a forte tempestade de Janeiro, e como as maiores vivências à sua volta foram da Juventude Feminina, quisemos incentivar e motivar as mais jovens da JFS a reconquistar o nicho para que possam também possuir a força espiritual heroica da primeira geração. O tema sobre a história da vida gerada à sua volta durante a conquista espiritual e material, na hora da bênção, nas primeiras Alianças de Amor da JFS e na coroação da Mater também pela JFS, foi apresentado pela Ondina, atual Dirigente Diocesana do Ramo das Mães, que pertenceu à geração fundadora. Ouvir e ver as fotografias daquele tempo foi uma vivência profunda que tomou expressão na atividade seguinte.
 
 
Depois de um peddy-paper pelo terreno do Centro Tabor em que foram conquistando peças, as meninas fizeram uma réplica do nicho em cartão.
 
 
A parte da tarde estava reservada para outras atividades mais criativas. Logo depois do almoço, cada uma das meninas fez um ramo de flores doces, ou seja, com amêndoas. Assim continuamos a celebrar a Páscoa. Cada ramo foi acompanhado de um cartão com dedicatória, poema ou desenho. Outra atividade - curiosamente a que todas mais gostam - aconteceu na cozinha a fazer coelhinhos de Páscoa revestidos de coco. Cada uma teve oportunidade de preparar o seu coelhinho que depois levou para casa.

 
O dia torna-se muito pequeno para tantas atividades, mas os momentos ao ar livre, especialmente com o bom tempo, são indispensáveis. Alternando com danças e jogos, ou simplesmente mímica no jardim em pequenos grupos, todas encontram uma atividade em que gostam muito de participar. O encontro de Páscoa prolonga-se para algumas das meninas que pernoitam no Centro Tabor.


Depois de uma noite muito divertida e antes da missa com os pais no Santuário, reunimo-nos à volta do nicho para rezar a oração da conquista espiritual. Dois grupos das meninas mais velhas terminaram a fase de Apóstolas passando agora para Aliadas de Maria.

MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...