segunda-feira, 22 de abril de 2013

Quando um simples atelier de costura é mais que costurar

 
Há mais de um ano começava um dos Ateliers de Arte promovidos pelo Centro Social Padre José Kentenich, com o objetivo de ajudar a Creche Jardim de Maria, com um pequeno grupo de mulheres que ousaram aprender costura. Uma profissional, Rosi, da Liga das Famílias, colocou todos os seus dons e conhecimentos à disposição para coordenar este pequeno projeto, com duração prevista de 20 horas, em 10 sessões. Porém, este atelier nunca mais parou, renovando sempre de novo as participantes, mas mantendo também muitas das pioneiras. Na passada semana, o grupo das costureiras, amigos da Creche Jardim de Maria e a família da Rosi juntaram-se durante um jantar no Centro Tabor para festejar um grande jubileu, 50 anos de atividade profissional da Rosi como costureira.
 
 
A Mãe Peregrina das costureiras é desde o início o sinal de vínculo entre todas as participantes, uma vez que vai percorrendo cada família e "ganhando" novas almofadas de alfinetes personalizadas sempre que há uma nova aprendiz no grupo. Por isso a imagem da Mãe Peregrina das Costureiras também entrou na projeção comemorativa 50 anos de vida de costureira que foi preparada pela neta da Rosi e apresentada a todos. Foi interessante ver os primeiros vestidos, aqueles que foram confecionados há 50 anos atrás, especialmente os de noiva.
 

Rosi, surpreendida pela festa surpresa, recebeu muitos presentes, sendo um deles muito original alusivo à costura. Tudo foi preparado com muito carinho, desde as mesas decoradas com tubos de linha coloridos ou o bolo de botões. À Rosi, agradecemos por esta tarefa tão bonita que assumiu no junto ao Santuário: ensinar os truques da costura para muitas mulheres que querem dar um toque original na sua maneira de vestir, aprender a transformar o velho e antigo no novo e moderno, ou simplesmente a poupar economicamente.

Como o atelier de costura continua, pode inscrever-se a qualquer hora, para as sessões que pretende. A Rosi está todas as terças-feiras, das 20:30 às 22:30 na Casa Padre Kentenich para ensinar tudo o que gostar e tiver necessidade de aprender nesta área.

MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...