quinta-feira, 18 de abril de 2013

CMP - "Dia da Aliança" 04/2013

 

Sinal de PEREGRINAÇÃO nos nossos dias 

 

Uma estudante dirige-se ao seu professor durante a aula: “O professor diz que é cristão e eu digo: Eu sou desportista!” Com isto ela queria expressar que cada um tem o seu hobby, isto é, cada um ocupa-se com o que mais gosta de fazer. Ser cristão, porém, não é simplesmente um hobby que eu próprio escolho. Ser cristão é primeiramente ser escolhido por Aquele que nos amou primeiro. Há pouco tempo li que o cristianismo é uma religião de experiência. Os apóstolos foram chamados, seguiram Jesus, acolheram a Sua mensagem e vivenciaram os milagres que Ele fez. Por isso deram testemunho e O anunciaram para que todos pudessem ter a experiência de Deus como eles tiveram. Isto deveria levar-nos a fazer a pergunta a nós próprios: Como é a minha experiência de Deus? Que tipo de relação tenho com Jesus? Onde  é que O encontro na minha vida?  
Aproxima-se Maio e com ele iniciamos um tempo propício para as peregrinações aos locais religiosos. Muitos põem-se a caminho, seja a pé, de bicicleta ou de outra maneira. Alguns fazem-no por tradição ou porque de certa forma está na moda, ou até porque os médicos aconselham a caminhar. Porém, ser cristão é mais. Se ficamos pelo um mero exercício desportivo, então nunca teremos uma experiência de Fé. A nossa vida de Fé é um caminho que somente a própria pessoa pode fazer e isso exige treino constante para nos mantermos na corrida pela santidade. Assim poderíamos também dizer: Eu sou desportista de Cristo, caminho, pedalo, corro por Ele. O apóstolo Paulo exorta-nos: “Não sabeis que aqueles que correm no estádio, correm todos, mas só um ganha o prémio? Correi, portanto, de maneira a consegui-lo. Os atletas abstêm-se de tudo; eles, para ganhar uma coroa perecível; nós, porém para ganhar uma coroa imperecível. Eu não corro sem rumo.” (1 Cor 9,24-26) O nosso caminhar é um constante peregrinar, mas com um objetivo. É um caminho que se faz descobrindo Deus nos pequenos acontecimentos, nas pequenas coisas e nas pessoas que se cruzam ou caminham connosco. É seguir no trilho dos santos. É buscar forças nos sacramentos. É ter uma única meta: Cristo. É saber que para alcançá-la “Maria é o caminho mais fácil, mais curto e mais seguro”. (Pio X)   
Especialmente neste mês de Maio, queremos olhar para Maria, orientar-nos n’Ela, pois Ela é a nossa companheira de viagem, em Aliança de Amor, neste caminho de procura de uma experiência com Deus, mais próxima, mais profunda e duradoura.
 
 Ir. M. Paula Silva Leite, CMP
(Publicado no folheto mensal "Dia da Aliança", Abril 2013)

 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...