terça-feira, 2 de abril de 2013

Encontro da primavera da JFS: Mar - Mais - Maria

 
A JFS (Juventude Feminina de Schoenstatt) teve o seu Encontro de Primavera no fim de semana de Ramos. Em tempo de Quaresma, vinte e cinco jovens partiram do Santuário para um momento meditativo na praia, durante toda a manhã de domingo, sob o tema: Mar-Mais-Maria. Cada uma recebeu um guião com textos de ajuda, perguntas de reflexão, espaço para escrever as respostas pessoais e algumas propostas de dinâmicas como escrever na areia, construir "castelos", procurar símbolos do mar, búzios, conchas para a sua pérola, tecer cordas de segurança ...

 
A imensidão do mar, o mistério que ele esconde, a força e o barulho das ondas, os vestígios na areia, o aroma da frescura, tudo são belezas da criação, sinais que ajudaram a mergulhar no grande "mar da misericórdia de Deus", no amor pessoal e infinito de Deus para cada um dos seus filhos. Para encontrar Deus em nós, no mundo e nos outros é preciso criar espaços e tempo na nossa vida, é preciso abrir o coração, é preciso ter a ousadia de sentir a própria pequenez, experimentar o "mar do amor" de Deus, deixar-se tocar por Ele e alegrar-se por poder ser apenas uma gotinha nesse "mar de Amor" e assim sentir e saber a quem se pertence.
Para a juventude, hoje mais do que nunca na história do mundo, torna-se uma grande desafio viver os seus ideais cristãos na sociedade. Só a experiencia de "ser amada" por um amor maior torna possível viver com coerência os valores em que se acredita. Nesta Páscoa o Papa Francisco dizia: "É verdade, o Batismo que nos faz filhos de Deus, a Eucaristia que nos une a Cristo, devem tornar-se vida, traduzir-se em atitudes,  comportamentos, gestos,  escolhas. A graça contida nos Sacramentos pascais é uma enorme força para a nossa existência, para a vida familiar, para as relações sociais."

 
"Atitudes, comportamentos, gestos, escolhas.... " - São palavras que poderiam expressar, precisamente, o trabalho realizado por estas jovens no fim da tarde e noite de sábado. Incentivadas por três símbolos que introduziam na temática: barco, farol e as conchas, as jovens foram divididas em grupos para um momento de partilha sobre questões do ideal da JFS e da realidade vivida no meio onde estão inseridas, na família, na escola, com os amigos. Foram também desafiadas a exporem aos outros grupos de uma maneira original e criativa, segundo o símbolo que as representava. À noite, no Santuário, todas partilharam algo da sua experiência com exemplos concretos de sucesso ou menos conseguidos, momentos em que sentiram que se encolheram ou mesmo esconderam, mas também aqueles momentos que sentiram mais força quando estavam juntas.
A noite terminou com muita diversão, com jogos criativos por equipas, mas sempre tocando o seu mundo, como por exemplo formar a coroa viva RTA.
 
MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...