segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dia da Partilha - Uma mão que dá, outra que recebe... para dar!

 
A iniciativa proposta  pela Missão Jubilar da diocese de Aveiro para o mês de Abril foi o Dia da Partilha. A paróquia da Gafanha da Nazaré, onde sou catequista do 10º ano, propôs um programa extensivo à catequese. Cada iniciativa mensal pretende envolver o máximo de pessoas num encontro alargado a todos os paroquianos. No passado sábado, os grupos de catequese, juntamente com os mensageiros (pessoas responsáveis pela dinamização do dia 11 de cada mês junto aos seus vizinhos) foram para a rua recolher os bens não perecíveis que as famílias ofereceram para distribuir pelos mais necessitados da paróquia.


De porta em porta, o grupo recebia os sacos da Missão Jubilar, agora cheios, que foram previamente distribuídos. Encontraram portas fechadas, simplesmente porque ninguém estava em casa. Encontraram pessoas que não estavam sensibilizadas para esta causa, outras que se negaram a ajudar porque acreditam que elas próprias podem avaliar melhor as famílias necessitadas e dar diretamente. Encontraram pessoas de outras crenças, mas que aproveitaram para esclarecer questões de fé ou outras que queriam contribuir, mas teria que ser um pouco mais tarde porque chegaram num momento impróprio. Mas o mais bonito foi encontrar a maioria das pessoas com o sorriso no rosto, com a alegria de dar. E deram tanto! Admiraram especialmente aquelas pessoas que passam dificuldades económicas, mas que foram as mais generosas, pois o que deram foi de todo o coração. Tanta generosidade excedeu todas as expectativas!


Ao regressar à igreja com o carro cheio, foi uma alegria imensa ver quantos bens já estavam a ser distribuídos para a Caritas e as Instituições Sociais da paróquia.
A alegria de quem dá desperta no coração de quem recebe a verdadeira alegria de ser cristão e de viver em comunhão com toda a comunidade, de fazer parte desta grande família que é igreja viva paroquial.
 
A catequista,
Ir.M.Paula Leite

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...