quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Congresso do Terço dos Homens Mãe e Rainha

Mais de um milhão de homens rezam o terço
 
 
Cerca de 50 coordenadores Regionais do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) e vários assessores realiza um congresso, no dia 11 de novembro, no Brasil, no Santuário da Nova Evangelização. Dom Gil, bispo referencial de todas as modalidades do Terço dos Homens na CNBB participa, apoia e apresenta horizontes.
Para o P. Vandemir Meister, Assessor Nacional do THMR, esse primeiro evento com o bispo referencial foi muito importante, pois o objetivo era: “Encontrar-se com o bispo referencial, apresentar o local do nascimento do terço, mostrar para ele a estruturação, organização e inserção eclesial do Terço dos Homens. Ademais, escutar o que ele, como nosso pastor nos tinha a dizer e suas expectativas do THMR no Brasil.”
Dom Gil abordou a importância do Terço pelos homens neste momento na Igreja e como o homem cresce na fé, contemplando a vida de Jesus Cristo e Nossa Senhora, por meio da recitação do terço. “O terço é um verdadeiro evangelho. Ele é cristológico,” disse o bispo, e ressaltou a importância do uso do Catecismo da Igreja Católica, especialmente neste ano, para pequenas reflexões nos grupos.
 
 
Cuidar para não se deixar ser usado para objetivos contrários

Sempre atento aos factos e às possibilidades de acertos e desvios, Dom Gil acentuou a importância do cuidado dos coordenadores dos grupos para a não instrumentalização política do Terço dos Homens. Disse que a instrumentalização traz divisões, discórdias e conduz o grupo ao definhamento. O grupo tem que promover homens católicos a assumir a política, mas não fechar exclusivamente com um candidato. A Igreja promove a liberdade, e isso também tem que ocorrer no campo político.
Comentou ainda sobre as origens do Terço e como muitos deles têm surgido na história da Igreja. Segundo Dom Gil, o Terço dos Homens Mãe Rainha é o mais forte, cerca de um milhão de homens, está estruturado na Igreja e goza da pertença ao Movimento de Schoenstatt, que lhe dá dinâmica e facilita a organização. Isso tem fecundado sua expansão por todo o Brasil, especialmente no nordeste brasileiro.

Recomendações de Dom Gil

Nesse congresso abençoado, Dom Gil enfatizou a importância de se promover a unidade entre os grupos. Completou com outras recomendações que considera importantes: – O cultivo da espiritualidade nos grupos, pois quanto mais cultivarem mais crescerá o THMR. – A importância dos grupos seguirem fazendo também um trabalho social, seja com os mais pobres, carcerária, juntos às suas paróquias e outros. – A importância da Secretaria do THMR para orientar a espiritualidade que anima o THMR.
Como bispo referencial no Terço dos Homens, na CNBB, Dom Gil é um ponto de unidade entre todos os Terços dos Homens que tem nascido ultimamente na Igreja do Brasil. Muitos deles não estão vinculados a um Movimento e muitas vezes sentem-se dispersos. O plano de Dom Gil é, com o tempo, articular as representações de diversos Terços, num organismo junto à CNBB. Por isso, ele considera fundamental que o THMR tenha também representação neste organismo, tendo em vista que é a primeira e maior corrente, com uma espiritualidade que lhe dá força. Para o bispo referencial, a peregrinação à Aparecida seria um grande momento de reunir todos os Terços dos Homens de diferentes vertentes, respeitando a originalidade de cada corrente do Terço, para manifestar a grande fé mariana do povo brasileiro.
Nesse dia de Congresso, Dom Gil também visitou a Secretaria Nacional do Terço dos Homens e presidiu a santa missa, de encerramento, na explanada do Santuário, com a presença de mais de 500 homens, vindos de vários grupos próximos do Santuário.

Colaboração para o texto: Pe. Pedro Cabello – Secretaria Nacional do THMR

Fonte: http://www.maeperegrina.org.br/mais-de-um-milhao-de-homens-rezam-o-terco/
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...