domingo, 4 de novembro de 2012

3º Dia da Peregrinação a Schoenstatt - 06 de Setembro

Jardins dp Centro de Schoenstatt em Metternich

Visita a Metternich, local onde viveu a Irmã Emilie

Em 1946 uma filial das Irmãs de Maria tomou posse de uma casa muito danificada pela guerra, mas com um terreno amplo, em Metternich. Uma nova província tinha sido constituída e a Irmã Emilie Engel foi nomeada superiora provincial.
Nesta casa pudemos visitar o quarto da Venerável Serva de Deus Irmã Emilie Engel e ainda uma pequena exposição sobre a sua vida e os seus objectos.
Desde 1946 até ao seu falecimento em 1955, a Irmã Emilie viveu neste lugar onde mandou construir um Santuário.

Santuário de Metternich

O Padre Kentenich colocou o Símbolo do Pai neste Santuário. 
Muitos peregrinos vão a este lugar e junto do túmulo da Irmã Emilie procuram auxílio para os seus mais diversos pedidos.


Túmulo da Irmã Emilie

O nosso Pai e Fundador dizia que a Irmã Emilie tinha a missão de ajudar as pessoas a libertarem-se do medo e da angústia e de as conduzir ao abrigo do coração de Deus.
Ela própria experimentou de um modo profundo o medo e a aflição. Talvez isto tivesse que ter acontecido assim, pois quando alguém tem que realizar uma missão, então terá que ser provado frequentemente nesse campo.

Alguns peregrinos portugueses junto ao túmulo da Irmã Emilie

Muitos notam isso, tal como aquela pessoa que quando ouviu falar da Irmã Emilie disse espontaneamente:
"Sim, a Irmã Emilie é uma santa para o nosso tempo, pois temos muito medo".
As pessoas desejam confiar o seu medo a alguém que o experimentou e o conseguiu vencer.
A visita a este local, onde viveu e faleceu a Irmã Emilie, foi muito enriquecedora pois pudemos ver, sentir e tomar como exemplo a maneira corajosa como ela encarou a sua doença, pois apesar de sofrer de tuberculose, sofrimento que aprendeu a oferecer como Capital de Graças, a Nossa Senhora, foi mestra das noviças e poucos anos depois ocupou o cargo de superiora Provincial das Irmãs em Metternich.
Sofrendo de paralisia desde 1953, foi-se confinando a uma cadeira de rodas, até à sua morte no dia 20 de Novembro 1955.

"Temos que responder aos chamamentos de Deus, com um vigoroso "Ita Pater" (Sim Pai) e percorrer corajosamente o caminho que Ele nos mostra."

Com esta frase da Irmã Emilie, terminamos a crónica sobre a visita a Metternich. 

Paisagem do Rio Reno em Coblença

Após a visita a Metternich, seguiu-se um passeio de barco no rio Reno, um dois dois rios que passam e se juntam em Coblença (o outro é o rio Mosela), que agradou muito aos peregrinos.
Neste mesmo dia, à noite, teve lugar um encontro na Capela do Pai e Fundador, junto ao seu túmulo. Foi um momento muito bonito de oração e reflexão, que procurou motivar cada um dos presentes para um encontro pessoal com o Padre Kentenich.
Por ter sido um momento muito pessoal para cada um de nós, achamos que não é necessário contar muito sobre este encontro. Basta dizer que foi um momento marcante e até emocionante.
Padre Kentenich, obrigado pelo teu sim e pelo teu testemunho de vida.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...