sexta-feira, 9 de novembro de 2012

4º Dia da Peregrinação a Schoenstatt - 07 de Setembro

A casa onde nasceu o Padre Kentenich

Visita a Gymnich - Terra natal do Padre Kentenich.

Gymnich situa-se a 19 quilómetros de Colónia, na parte ocidental da Alemanha, na província da Renânia do Norte - Vestefália.
Foi nesta povoação que nasceu em 16 de Novembro de 1885 o Padre José Kentenich. Da casa dos avós, Matias e Ana Maria, faziam parte um celeiro, um pátio, uma horta e uma pequena cavalariça para um ou dois cavalos de carga.

Local onde nasceu o Padre Kentenich.

Foi neste local (embora a mobília já não seja a original) situado no sotão da casa, que Catarina (mãe de José) foi colocada pelos seus pais, para viver com a sua criança. O facto do pai do pequeno José, não ter assumido a sua relação com Catarina, não casando com ela, significou uma pesada cruz para a mãe do Padre Kentenich.
Foi neste local, que Ana Maria, avó do Padre Kentenich, ao ter a intuição que a sua filha se preparava para cometer uma loucura (suícidio), por já não aguentar o estigma que a sociedade local lhe impunha, benzeu a filha com água benta e consagrou a criança que estava dentro dela a Nossa Senhora.
Se não fosse este gesto decidido de Ana Maria, talvez nunca chegássemos a ter o Padre Kentenich e por consequência, nunca viria a existir o Movimento de Schoenstatt.
Em suma, pudemos afirmar que foi aqui em Gymnich que teve origem (ainda que de forma remota) o Movimento de Schoenstatt.

A mão colocada na cópia da mão do Padre Kentenich

Terminada a visita à casa onde nasceu o Padre Kentenich, fomos para a igreja de São Cuniberto (igreja  paroquial de Gymnich),  onde foi baptizado o nosso Pai e Fundador e onde pudemos junto à pia baptismal, renovar as nossas promessa do baptismo.


Depois do almoço seguimos para Colónia, onde pudemos apreciar, primeiro do exterior e depois no interior a Catedral de Colónia. Esta catedral levou a 632 anos a ficar concluída (1248 a 1880). Tem 157,38 metros de altura.
Nesta Catedral estão depositados os restos mortais (relíquias) dos três Reis Magos.


Terminada esta visita, chegou a hora de regressar a Schoenstatt, pois aproximava-se a hora que levou a que fosse organizada esta peregrinação: a coroação da Raínha da Nova Evangelização da Europa.


O regresso foi uma viagem muito agradável, sempre junto ao Rio Reno e onde pudemos desfrutar de paisagens maravilhosas, a fazer-nos lembrar em alguns locais o nosso Douro.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...