quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Verão de Mochila as costas… primeiro na Suécia!


A Sara Silva de Coimbra, que pertence à JFS de Aveiro, passou por outra experiência com milhares de jovens, na Suécia, antes de rumar à Jornada Mundial da Juventude, em Madrid. Ela mesma explica, um pouco, como tudo decorreu:

"O escutismo tem vindo a fazer parte da vida de muitos jovens que com ele aprendem a viver com e para a natureza, deixando o mundo sempre um pouco melhor do que o encontraram.
Desde o primeiro acampamento, há 104 anos, é feita uma concentração de escuteiros de todo o mundo e este verão não foi diferente. Aconteceu, na Suécia, esta experiência magnífica chamada “Jamboree” que significa "alegria interior" e "encontro com o outro".
O tema deste Jamboree foi “Simplesmente Escutismo” porque quisemos ir às raízes, aos seus principais ensinamentos, mostrando que é possível viver em pleno sem perturbar a natureza, uma vez que o objectivo principal foi promover a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável, oferecendo aos jovens a oportunidade de descobrirem que acções podem tomar em prol do ambiente.


Fomos mais de 38 mil escuteiros, de 150 países, cingidos a um campo de 6km2, durante 15 dias. Este campo tornou-se uma pequena cidade com todos os postos necessários: correios, banco, farmácia, hospital, lavandaria, etc. Tudo para promover encontros espontâneos entre culturas, interesses, religiões, países, continentes.
Esta actividade mundial foi direccionada para participantes – com idades compreendidas entre os 14 e os 17 – e os IST (international service team), do qual fiz parte, que ajudavam em tudo para que todos sentissem que pertenciam ao movimento escutista.
O programa do campo estava dividido em: Vida de subcampo - onde os participantes dormiam, cozinhavam, limpavam, conheciam os vizinhos, tomavam café e se divertiam; Módulos de actividades - centenas de actividades estimulantes, divertidas, focadas na descoberta de novas culturas, ambiente, desenvolvimento sustentável, problemas de desenvolvimento global, respeito pelos outros, etc; Áreas Comuns (de IST e participantes) - todas as zonas fora dos subcampos e actividades planeadas, áreas desenhadas para proporcionar encontros, viver a fé; exposições, etc; Arena de Eventos: local onde foram realizados 3 eventos/espectáculos com centenas de escuteiros; Campo no campo: noite fora de campo, com experiência de vida de campo com escuteiros da Suécia que não estavam presentes no Jamboree Mundial.


Gostaria de focar numa das áreas que achei muito interessante e inteligente na medida em que ajuda os jovens a compreender, aceitar e a principalmente respeitar as diferentes religiões. Em campo havia uma zona chamada “Faith and Believes” onde se encontravam representadas 12 grandes religiões, cada uma com uma tenda e actividades a serem desenvolvidas em prol do seu aprofundamento. Isto só mostra que o escutismo consegue chegar a todos apenas com a máxima de promover o respeito pelo outro, a igualdade de direitos e oportunidades, e a paz.
Como IST estava mais virada para o servir o próximo e foi muito enriquecedor como escuteira, mas principalmente como ser humano. Estive a trabalhar nas visitas guiadas, posto de informações e check-in pois neste Jamboree os familiares, amigos e curiosos poderiam dar uma espreitadela a esta utopia escutista. Não foi um trabalho fácil pois não tínhamos grande tempo livre para explorar e usufruir de todas as actividades, mas muito gratificante na partilha de experiencias e como que evangelização do escutismo que quer contribuir para a construção e um mundo novo e a paz mundial. 
Foi sem duvida uma experiencia SIMPLESMENTE fantástica que me ajudou aprofundar no ESCUTISMO.

Sara Silva - JFS


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...