domingo, 11 de setembro de 2011

JMJ Madrid2011 - Festejar, agradecer, reviver e partilhar

Festejar a MTA

No dia 8 de Setembro, cerca de sessenta jovens de Schoenstatt festejaram o aniversário de natividade de Nossa Senhora. Tornou-se já tradição vir ao Santuário, nessa noite, para uma vigília de oração, para cantar os parabéns à "menina Maria" e festejar com um bolo, enquanto se canta uma serenata. Este ano foi muito especial, porque foi o primeiro encontro depois da Jornada Mundial da Juventude, em Madrid. Por isso tivemos alguns jovens da juventude do Porto e Braga a festejar e conviver com os de Aveiro.

Agradecer

Iniciamos com a Santa Missa de Ação de Graças pelos momentos que vivemos na JMJ. O Padre Carlos Alberto lembrou algumas palavras que o Santo Padre nos dirigiu e ajudou-nos a refletir sobre alguns símbolos e momentos vividos.

Reviver


O momento esperado por todos foi vivido no "hall" do salão: ver ou rever tantos rostos, momentos e atividades em Madrid. Foram reunidas algumas das centenas das fotos tiradas por estes jovens e, para isso, precisamos de mais de uma hora, vivida com muitos comentários, risos e gritos... quanta alegria!

Partilhar

Apesar da hora tardia, no final pudemos partir para as nossas casas com algo muito importante: os testemunhos espontâneos de alguns jovens. Foi com lágrimas de emoção, de frases como "foram os dias mais bonitos que já vivi!" ou o momento do silêncio total durante a vigília com o Papa que jamais se esquecerá, o testemunho de fé de cerca de dois milhões de jovens ou mesmo os pequenos e ocultos sacrifícios que fazem a diferença para o bom espírito de grupo. Coisas tão simples como um propósito da JFS para não se queixar das dificuldades. Foi bonito ouvir que na primeira oportunidade com razão para reclamar: a primeira refeição, foi também a primeira oportunidade para ousar mais e silenciar. Certamente foi por sentir esta coragem dos jovens, de viver e fazer das coisas simples e pequenas algo de grande, que o Santo Padre comentou, no final da vigília, como estava orgulhoso destes jovens.
MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...