segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Juventude Masculina de Schoenstatt - Novo chefe e inicio de actividades

João Barros o novo chefe da Juventude Masculina

Juventude Masculina de Schoenstatt
Início de Actividades

A Juventude Masculina de Schoenstatt de Aveiro reuniu-se no passado fim-de-semana para o encontro que marca o início de actividades. Em virtude da recente participação nas Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid, a JMS gozou de um período de férias muito curto, motivado pela necessidade de encarar o próximo ano com uma motivação acrescida, já que queremos estar muito presentes dentro da Juventude, do Movimento e da Igreja, para podermos dizer "SIM" sempre que nos for solicitado.
Após convocatória geral, o encontro começou na Sexta-feira, dia 9 de Setembro, com a recepção na Casa Sião e um pequeno momento de reflexão comunitária, em que fizemos uma retrospectiva do ano que passou, colocando em cima da mesa todos os desafios para o ano que agora começa, terminando com a oração da noite no Santuário.


Na manhã de Sábado, recebemos os cruzados e fizemos uma outra revisão das actividades que realizámos ou nas quais participámos durante o último ano, sendo que nesta altura foram apresentados os candidatos a chefe da JMS.
Após o almoço, dirigimo-nos ao Santuário para fazer a votação. Eram dois os nossos elementos que se propunham a chefiar durante o próximo ano a JMS Aveiro. Durante o mês de Agosto, o nosso assessor foi estabelecendo contactos com os nossos rapazes mais experientes, abordando o tema da chefia da Juventude. Desses contactos estabelecidos, surgiram dois candidatos. Após um momento de reflexão pessoal, cada elemento presente deixou o voto na urna presente junto ao Altar e, ao lado desta, deixou escrito algo que se compromete a fazer durante o próximo ano. Após a contagem dos votos, o nosso assessor perguntou ao João Barros se aceitaria ser chefe da Juventude.
Respondendo afirmativamente, realçou o facto de para poder ser um bom chefe, precisar do apoio de todos os quantos estavam ali presentes. Cantando o Hino de Franz Reinisch, quisemos agradecer igualmente a disponibilidade do Luís Tiago Rocha, que foi o candidato preterido.

A passagem de testemunho

Ficou igualmente o compromisso, feito pelo novo chefe e pelo nosso assessor, o Padre Carlos Alberto, de na missa em que celebramos a partida para o céu do nosso fundador (dia 15 de Setembro - 20h30m) ser apresentada a nova equipa directiva e que seja feita a passagem de testemunho entre direcção cessante e novo corpo dirigente.
De volta à Casa Sião, era a altura de começarmos a delinear o lema para o próximo ano. Sem a necessidade de o tema ficar definido no curto espaço de tempo que tínhamos, dividimo-nos por grupos espontâneos e, após um pequeno debate dentro de cada grupo, reunimo-nos para apresentar as nossas conclusões. Na parte final houve dois temas que foram tidos como os mais importantes neste ano que inicia: o ano do Santuário dentro do triénio de preparação para o jubileu de 2014 e os 100 anos do documento de pré-fundação que se celebra já em 2012.

Ser Santuário Vivo, Firmes, Livres e Apostólicos.

Apesar do pouco tempo que dispunhamos, foi este o lema escolhido e que certamente tão bem nos guiará durante o próximo ano. De realçar na primeira parte o desejo de ser santuário vivo, ou seja, de a partir do santuário, levar as suas graças dentro de nós, para que possamos cada vez mais estar intimamente ligados ao Santuário.Firmes, Livres e Apostólicos, para além de delinear um modo de actuar para que sejamos santuários vivos, é igualmente a expressão do documento de pré-fundação que mais está presente na JMS, como são os exemplos das orações do Cruzado e do Pioneiro.
Terminámos com a participação na missa das 18 horas e o desejo de, durante o próximo ano, termos um actuar firme, livre e apostólico para assim podermos ser, cada vez mais, "santuários vivos" no meio da Igreja e o meio do Mundo.
Emanuel Lopes

1 comentário:

Unknown disse...

É um prazer voltar a vêr essa bandeira da JMS e esse quadro da Mãe que nos acompanhou em tantos acampamentos.
Força rapazes.
Rubem da Rocha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...