quinta-feira, 15 de setembro de 2011

43º Aniversário da morte do Padre José Kentenich


Completam-se hoje 43 anos da data que o nosso Pai e Fundador, regressou para junto de Deus. Para assinalar esta data, recordamos hoje um excerto da homilia, proferida pelo Padre Heinrich Walter, na celebração dos 40 anos da morte de Padre Kentenich. Esta homilia foi proferida no local em que o Padre Kentenich faleceu, ou seja, na Igreja da Adoração, no Monte Schoenstatt.

"O Padre Kentenich contempla com orgulho a sua Família. Para ele a fidelidade era um valor muito importante. Imagino que ele está de pé, no meio de um grupo intimo, acaricia a sua barba e olha para longe com um gesto interrogativo: a nossa consciência de missão tem que nos levar a intervir nas engrenagens da época. Aspiramos a formar um homem novo,  para assumir a missão no Ocidente. Trabalhamos em conjunto com todas as forças da Igreja, reunimo-las se necessário. E a Santíssima Virgem, é a resposta pastoral a todas as perguntas e desafios deste tempo.
O Padre Kentenich olha-nos profundamente nos olhos, pois acredita com renovada convicção nesses objectivos e acredita que podemos fazer muito, para os atingir. É um olhar de desafio. Olhará sobretudo para os jovens que partem para outros países, para as missões e vê que nos olhos deles arde o fogo do idealismo (o fogo da missão), fogo esse que lhe é tão familiar.
Querida Família de Schoenstatt:
Aqui, junto ao túmulo do nosso Fundador, sinto que estamos em dívida para com ele e com o seu acto de fundação. Ao cabo de 40 anos chegou a hora de procurar determinar com radicalidade, sinceridade e humildade em que ponto nos encontramos. Como estamos no que diz respeito às grandes missões, para as quais foi fundada esta grande iniciativa divina que é o Movimento de Schoenstatt? O que nos move e anima? Que tipo de obstáculos dificultam o nosso caminho? O que fomenta e o que perturba a confiança na Família?
Após 40 anos é agora mais necessário que nunca, que sejamos a sua carta para esta época, porque o nosso Pai e Fundador, não dispõe de outra."

Pai,
O nosso coração no teu coração,
O nosso pensar no teu pensamento,
A nossa mão, na tua mão,
A tua missão é a nossa missão.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...