domingo, 2 de junho de 2013

Procissão do Corpo de Deus na Costa Nova


A instituição da Eucaristia já foi celebrada solenemente na Quinta Feira Santa, mas em tom menor, dado o ambiente da Semana Santa e a aproximação à Sexta Feira da Paixão. Por isso, já a partir do século XIII, começou-se a celebrar a Solenidade do Corpo do Senhor com manifestações exteriores  de júbilo, principalmente procissões solenes.


Este ano no arciprestado de Ilhavo, a procissão do Santissimo Corpo e Sangue de Cristo, teve lugar na Paróquia da Costa Nova.

"A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada há mais de sete séculos, em 1246, na cidade de Liège, na actual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula ‘Transiturus’, em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.
Na origem, a solenidade constituía uma resposta a heresias que colocavam em causa a presença real de Cristo na Eucaristia, tendo-se afirmado também como o coroamento de um movimento de devoção ao Santíssimo Sacramento; terá chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus.


A "comemoração mais célebre e solene do Sacramento memorial da Missa" (Urbano IV) recebeu várias denominações ao longo dos séculos: festa do Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo; festa da Eucaristia; festa do Corpo de Cristo.
A procissão com o Santíssimo Sacramento é recomendada pelo Código de Direito Canónico, no qual se refere que "onde, a juízo do bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo" (cânone 944, §1).


A Igreja acredita que o Santíssimo Sacramento, ao passar no meio das cidades, promove expressões de amor e agradecimento por parte dos fiéis, sendo também para fonte de bênçãos."

Fami e Paulo

Nota: Este texto foi elaborado com excertos do livro "Santos ao Ritmo da Liturgia" de José H. Barros de Oliveira e também do site Agência Ecclesia.
As fotografias foram tiradas hoje, durante a procissão que teve lugar na Costa Nova.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...