sexta-feira, 14 de junho de 2013

Editorial de Junho 2013 - Santuário Original


A notícia sobre o Santuário Original tornou-se um verdadeiro fenómeno internacional para toda a Família de Schoenstatt. Naquele dia 22 de Maio, a novidade espalhou-se pela net, pelos mails, facebook e várias outras plataformas. Ao início, a alegria ainda levava a dúvida se seria verdade mas, pouco a pouco, “o santuário é nosso” tornou-se um grito de júbilo que nos uniu.
Nesse dia sentimo-nos ainda mais ligados, entre nós e ao Santuário Original, e assim, antecipamos o espírito do 18 de Outubro de 2014: a partir do santuário original, somos uma Família ligada internacionalmente, unida pela Aliança, abraçando uma mesma missão.
Como Família de Schoenstatt, vivemos da expressão Cor Unum in Patre - um só coração no Pai - e neste tempo, essa realidade vai-se estendendo ao que poderemos chamar também Cor Unum in Santuarium. 
De facto, o pulsar do coração do nosso Pai e Fundador confunde-se com a força da presença de Maria no Santuário. A sua fé no acontecimento do 18 de Outubro de 1914 marcou toda a sua vida porque nesse dia, Nossa Senhora escolheu o Santuário de Schoenstatt como lugar privilegiado para a Sua missão no nosso tempo. E Schoenstatt vive dessa fé! 
“Ela transmitiu ao lugar de Schoenstatt e à Família de Schoenstatt, de um modo original, a missão que Ela tem para o tempo actual.” (PK, 1966) 
O Santuário Original e os Santuários de Schoenstatt em todo o mundo, não são apenas uma capelinha dedicada a Nossa Senhora. Pela Aliança de Amor, Maria aceitou fazer dele um lugar da Sua presença, ali estabeleceu a Sua morada, o seu trono de graças. Esse é o mistério do qual vive Schoenstatt e por isso não queremos deixar de manter vivo o fogo da Aliança, pela entrega generosa ao capital de graças. 
No dia 22 de Maio, o Santuário Original tornou-se vitalmente o epicentro das celebrações do 2014 e Nossa Senhora desafia-nos a pormo-nos a caminho. Estamos a entrar num ano jubilar, celebrado em todo o mundo e de múltiplas maneiras, e tudo conduz a um mesmo lugar e a um mesmo momento: o 18.10.14 no Santuário Original!

Padre José Melo
Diretor Nacional do Movimento 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...