quarta-feira, 13 de abril de 2011

Retiro dos Missionários da Campanha da Mãe Peregrina


Quaresma é fazer um caminho! Um caminho interior, um caminho com o outro, um caminho com Deus! Os Missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt percorreram uma parte desse caminho pessoal e comunitário no passado sábado. O dia de retiro começou pelas 9:30 com a oração da manhã e uma pequena meditação sobre a coroa de espinhos. Ela é um tesouro que Jesus nos oferece, grátis! Ele próprio o pagou com o sangue e a vida. Cada um de nós recebeu esse "tesouro" para o conquistar com o seu amor durante o dia, oferecendo no final do retiro para o Capital de Graças. 


O impulso para o dia foi dado pelo P. Carlos Alberto que, a partir da aspiração diocesana da Quaresma, aprofundou a "consciência de Instrumento". No final recebemos umas perguntas para ajuda na reflexão pessoal.


A oração comunitária, Via-Sacra e Terço dinamizados, preencheu a parte da tarde. A Via Sacra rezada no "Jardim do Ser e Saber" destacou-se pelos textos da união de Jesus e Maria no caminho da cruz. Como a CMP prepara as coroações de todas as Imagens da Mãe Peregrina, fizemos um jogo de coroas em cada estação da Via Sacra. Depois da meditação e oração desse momento, recebemos pérolas de um terço como sinal do "Sim" de Maria ao plano de amor de Deus-Pai. Um "Sim" que pronunciou na "Hora da Anunciação" e jamais o retirou, mesmo junto à cruz.
No final, renovamos a consagração de missionário impulsionados pelas últimas palavras de Jesus: "Eis a tua Mãe! Eis o teu filho!"  E a partir desse momento o discípulo levou-a para casa!


Hoje, não só queremos levar Maria para nossa casa, mas também à casa do vizinho, do amigo, do desconhecido, a todas as casas!
Dois exemplos de uma vida consagrada a Nossa Senhora foram incentivo para nós rezarmos o terço.
Lembramos que o terço é uma oração muito nossa, que a Nossa Senhora de Fátima mandou os portugueses rezarem, mas é também a oração muito querida pelo Papa João Paulo II, que é um santo dos nossos dias, e que muitos de nós o vivenciou de perto. Recordamos alguns momentos da sua vida numa apresentação de imagens. Ele que se entregou nas mãos da Mãe de Deus e vivia dessa realidade: "Totus tuus".
Lembramos ainda a consagração do nosso Pai e Fundador a Nossa Senhora pela sua Mãe, aos 9 anos de idade, e especialmente a sua vida em Aliança de Amor com Maria. Durante o terço, ouvimos testemunhos sobre a maneira como o Padre Kentenich conduzia para a Mãe de Deus.
Maria, a Mãe e Companheira, que carregou o filho nos seus braços ao nascer e ao morrer, foi chamada para estar a seu lado, em toda a Obra da Redenção.

MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...