sábado, 23 de abril de 2011

O Tríduo Pascal


"O sagrado Tríduo da Paixão e Ressurreição do Senhor é o ponto culminante de todo o ano litúrgico, porque a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus foi realizada por Cristo especialmente no seu mistério pascal, pelo qual, morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando restaurou a vida. A proeminência que na semana tem o Domingo, tem a solenidade da Páscoa no ano litúrgico.
O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor, inicia-se com a Missa da Ceia do Senhor, tem o seu centro na Vigília Pascal e termina nas Vésperas do Domingo da Ressurreição."


Celebração da Paixão do Senhor - Sexta feira Santa

A sexta feira santa é um dia inteiramente centrado na Cruz e na morte de Cristo. Este dia, é um dia alitúrgico: dia (único no ano) em que não se celebra a Eucaristia e que nunca conheceu celebração eucarística.
A acção litúrgica da sexta feira da Paixão do Senhor atinge o seu ponto culminante no relato, segundo São João, da Paixão d'Aquele que, como o Servo do Senhor anunciado no livro de Isaías , se tornou realmente o único sacerdote, oferecendo-se a Si mesmo ao Pai.
A veneração da Cruz surge como resposta de toda a Assembleia à Paixão do Senhor. Não é um gesto de adoração de um símbolo da morte, mas adoração de Cristo, vencedor da morte.


Apresente-se a Cruz à adoração dos fiéis um por um, porque a adoração pessoal da Cruz é um elemento muito importante nesta celebração.

 

Sábado Santo

Este é o dia do grande silêncio.
"Um grande silêncio reina hoje sobre a terra; um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei dorme; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos."


A Igreja vive o silêncio do sábado santo, preparando-se assim para a festiva celebração da Vigília Pascal, da Ressurreição do Senhor.

"Não é coisa de grande vulto crer que Cristo morreu. Isto também o crêem os pagãos e os ímpios. Todos crêem que Cristo morreu. A fé dos cristãos consiste em crer na Ressurreição de Cristo. Consideramos coisa muito importante acreditar que Cristo resssuscitou."
(Santo Agostinho)

Fami e Paulo

Nota: Para a elaboração deste texto, foi utilizado um trabalho do Padre Carlos Cabecinhas, publicado no site http://www.agencia.ecclesia.pt/, denominado "Três dias de celebração na maior festa cristã".
Fotos: foram tiradas na cerimónia da adoração da Cruz, no Centro Tabor.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...