quarta-feira, 27 de abril de 2011

Caminhada de Reflexão da JFS


“Cada nova decisão significa um crescimento da liberdade interior!” P.K.

A Juventude Feminina de Schoenstatt teve uma caminhada de reflexão no dia 18. O tema: "O Caminho faz-se caminhando!" foi meditado e praticado. Uma caminhada em silêncio, com 4 paragens para ouvir a voz interior. Um ponto de encontro "informal" com Deus. Em cada paragem lia-se um impulso, com um exemplo do dia-a-dia sobre "quem ou o quê determina realmente a minha vida e de quem ou de quê me quero deixar determinar?", "ouvir o que é mais importante para mim", "reconhecer a voz de quem é mais importante para mim" e "voz de Deus é voz de um amor maior." Cada uma podia escrever, no seu guião, a sua meditação conforme as perguntas de ajuda à reflexão.    
Parar, reflectir, traçar objectivos de vida, decidir-se por eles e lutar pela sua concretização - recomeçar sempre de novo!

“Temos que nos educar para nos tornarmos personalidades firmes. Há muito já que saímos da infância. Naquele tempo, deixávamos o nosso bom ou mau humor e o nosso estado de espírito determinarem o nosso actuar. Mas agora temos que aprender a agir segundo reconhecidos e claros princípios. Tudo em nós pode vacilar. Tempos virão, com certeza, em que tudo em nós vai vacilar. Então, já não serão os exercícios espirituais a poder ajudar-nos. Uma só coisa nos pode ajudar: os nossos princípios. Temos que ser personalidades firmes.
Então avancemos! Sim, avancemos na pesquisa e na conquista do nosso mundo interior através de uma auto-educação consciente dos seus objectivos. Quanto maior o progresso exterior, maior o aprofundamento interior. (…)
O grau do nosso progresso no domínio das ciências tem que ser o grau do nosso aprofundamento interior, do crescimento da nossa alma. Caso contrário, cria-se também no nosso interior um vazio enorme, um abismo tremendo que nos faz sentir profundamente infelizes. (…)
É o que exige o nosso ideal e o ímpeto do nosso coração, é o que exige a nossa sociedade, é o que exigem sobretudo as pessoas, nomeadamente aquelas com as quais nos vamos encontrar mais tarde na nossa futura actividade.“(P.Kentenich. 27.10.1912)
MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...