terça-feira, 12 de abril de 2011

Consagração dos filhos à Nossa Senhora no Santuário de Schoenstatt


"Naquele 12 de Abril de 1894, antes da despedida, a mãe vai com José à capela e busca refúgio junto desta estátua. Aflita, volta-se para Maria e consagra-lhe o que tem de mais caro, seu filho.
A partir daquele dia da consagração, José Kentenich, ainda criança, interiorizara profundamente a convicção de que a Mãe de Deus é sua mãe. É esta certeza que deseja transmitir, ao iniciar sua primeira tarefa de educador:
"Maria é nossa mãe! Não nos dispensa simplesmente cuidados de mãe, nem é apenas nossa mãe adoptiva, mas é, realmente, nossa verdadeira mãe, nossa mãe espiritual, nossa mãe sobrenatural.""
(Pequeno excerto do livro "Anos Ocultos - Padre Kentenich, Infância e Juventude)


No passado Domingo, dia 10 de Abril, dada a proximidade de data com 12 de Abril, dia em que no ano de 1894, Catarina Kentenich (mãe do Padre Kentenich) o consagrou a Nossa Senhora, realizou-se no Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro, uma cerimónia em que se consagraram os filhos a Nossa Senhora.

Alguns excertos dessa oração de consagração:
"Querida Mãe e Rainha Três Vezes Admirável: Acorremos hoje ao teu Santuário para consagrarmos uma vez mais os nossos filhos ao teu cuidado e protecção maternal, num hino de eterna gratidão porque há mais de 100 anos, através dum gesto verdadeiramente profético, a mãe do Padre Kentenich o consagrou a ti e desde essa hora o elegeste para nos anunciar a todos nós e às nossas famílias as tuas maravilhas."


"A ti os consagramos para que cresçam na plenitude dos talentos e dons que Deus lhes concedeu e realizem a vocação que o Pai pensou para cada um deles. Faz que envolvidos na tua pureza, na tua bondade, na tua alegria, também eles caminhem pela vida irradiando paz, amor e alegria e se tornem assim construtores da Nova Civilização do Amor.
Querida Mãe, educa-nos, a nós pais, na vivência de uma paternidade responsável, abnegada e bondosa. Faz-nos transparentes do amor pessoal e misericordioso do nosso Deus, capazes de reflectir o olhar e a condução do Pai nas suas vidas."


"Torna-nos semelhantes à Família de Nazaré; que José nos guarde no espírito de verdade e de pureza e nos proteja de todo o mal. Que Maria nos ensine a construir em cada dia uma comunidade de profundos laços de amor, em que cada um dos nossos filhos se sente um filho querido, enobrecido e muito amado. Que Jesus vosso Filho esteja no centro dos nossos lares e das nossas vidas. Ámen."

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...