sexta-feira, 8 de abril de 2011

Retiro da Liga das Famílias - Aveiro e Coimbra


12 e 13 de Março de 2011

“Como família do Pai das Dioceses de Aveiro e Coimbra, reunimo-nos junto ao Santuário Tabor Matris Ecclesiae para o nosso retiro anual. Queremos agradecer à nossa Mãe esta grande graça e entregar-lhe pessoalmente a caminhada que fizemos neste último ano e em especial nestes últimos dois meses, toda a vida e aspiração dos nossos grupos e casais de toda a Obra Familiar.
A vida que brota da Aliança de Amor, a experiência de família e a conquista da nossa missão, exigem de cada um de nós, uma atitude de co-responsabilidade e comprometimento com a grande missão que recebemos do nosso Pai e Fundador e que queremos e devemos levar ao Mundo e às gerações futuras.
Como casais fomos chamados a ser instrumentos com os quais a nossa Mãe e Rainha, quer conduzir a sua Família neste tempo de graças.”
(Excerto da oração inicial do Retiro)

O Retiro iniciou-se no dia 12 de Março de 2011, pelas 09 h 30 m com o acolhimento e a oração inicial no Santuário.
Este Retiro teve uma dinâmica diferente do habitual, pois teve palestras curtas (cerca de 10 minutos) e o restante trabalho foi feito em casal.


Esta dinâmica veio na sequência dos dois encontros realizados em Janeiro e Fevereiro, que procuraram despertar nos casais a vontade de elevar o seu grau de compromisso com a Liga das Famílias e com o Movimento de Schoenstatt.
Teve como objectivo levar os casais a descobrirem o seu ideal de casal, que devia ser expresso num lema escrito e num escudo (ou brasão) da Família.


Momentos importantes foram também a celebração da Via Sacra, no sábado ao fim da tarde e as duas Eucaristias, uma no sábado à noite e outra no domingo a anteceder o almoço que encerrou este retiro.


Na missa de Sábado à noite houve a partilha e a vivência do trabalho feito em casal até esse momento.
Dando sequência ao trabalho iniciado com a Liga das Famílias, o passo seguinte será o Ateliê 2, com duas reuniões de formação. A primeira será para traçar um perfil mais geral do Militante e o caminho que vamos percorrer na formação dos Militantes. O segundo será para dar início ao trabalho prático com os meios ascéticos de Schoenstatt, oportunidade para esclarecer também todas as dúvidas que ainda existam.

Dia 21 Maio – Perfil do militante e caminho a percorrer.

Dia 25 Junho – Meios ascéticos de Schoenstatt.

"Guiado pela mão, com Jesus eu vou
E sigo como ovelha que encontrou pastor
Guiado pela mão com Jesus eu vou
Aonde Ele vai."

São e Carlos Pedro
Colaboração: Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...