terça-feira, 8 de setembro de 2009

Primeiro trono da Mãe Três Vezes Admirável na Península Ibérica

Imagem da MTA e Sacrário

Sonho do saudoso Padre Domingos
torma-se realidade


A 18 de Outubro de 1964 realiza-se o sonho do saudoso Padre Domingos. Ele sonha com a renovação progressiva da paróquia da Gafanha da Nazaré a partir dos cursos realizados segundo a espiritualidade de Schoenstatt. Para isso entrega essa obra espiritual, bem como as obras materiais da remodelação da Igreja Matriz, ao cuidado da Mãe Três Vezes Admirável (MTA). Num espaço anexo à igreja, prepara uma capela que dedica à MTA.
O próprio P.Domingos escreve na crónica:
“A sua inauguração e bênção foi feita no jubileu de ouro da fundação da Obra de Schoenstatt – 18.X.1964. O Júbilo foi grande. Estava construído o primeiro lugar especificamente edificado para trono da MTA, em Portugal.
No mesmo dia, em Schoenstatt, e a correr veloz por todo o mundo Schoenstattiano, Monsenhor Wissing anuncia oficialmente o decreto de autonomia jurídica da Obra de Schoenstatt. Poderá considerar-se, então, esta Capelinha, como marco histórico da independência de Schoenstatt.”
Lisboa esteve representada na pessoa do P.António Lobo (primeiro português a selar Aliança de Amor) e de Odete Moura. Neste dia foram seladas algumas Alianças de Amor. A partir de então a capelinha tornou-se centro de peregrinos e lugar de graças, e a celebração dos dias 18 começou a ter um brilho especial.
Nas Bodas de Prata da capelinha (18 de Outubro de 1989) foi feita a coroação da imagem de Nossa Senhora pelo P.Rubens Severino, do Instituto dos Padres de Schoenstatt. Este foi o seu último acto como pároco da Gafanha da Nazaré, pois estava já gravemente doente.

Ir.Paula

NOTA: Como chegou a imagem da MTA à Gafanha da Nazaré? Segue nos próximos dias.

2 comentários:

Paulo disse...

Ao ler este artigo, reparei que a Capela da MTA, na Gafanha da Nazaré foi inaugurada no ano em que nasci.
É bom ter um espaço onde podemos ficar a saber a história do Movimento de Schoenstatt na nossa Paróquia e Diocese.
O blog está excelente.
Continuem com força.
Paulo

Margarida Bola disse...

Penso que deveria ser um orgulho para todos os paroquianos, pertencentes ou não ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, o facto de que foi aqui, na Gafanha da Nazaré, que nasceu o primeiro trono da MTA de toda a Península Ibética.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...