sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Juventude Feminina de Aveiro - Parte I

Rainha e Vencedora no Reino da Juventude.


Tudo começa no ano de 1960, quando o já saudoso Padre Domingos convida algumas jovens para formarem um grupo de Juventude Feminina.

Padre Domingos

Nessa altura o Movimento ainda não estava implantado na Gafanha da Nazaré. Havia apenas um enorme desejo e uma grande força de vontade para que isso viesse a acontecer. As jovens aceitam o convite e formaram-se dois grupos que se reuniam com alguma frequência. À medida que os anos passaram, os elementos que compunham os dois grupos foram crescendo, casando e a Juventude ficou adormecida…
Anos mais tarde, depois de muito esperar, sonhar e acreditar, o Movimento começou a ganhar outras raízes; irmãs e padres vieram para a Gafanha da Nazaré na tentativa de encontrar Homens que quisessem “nascer” de novo. E encontraram!
Algumas raparigas receberam um convite, por parte da Irmã Iracema, para terem reuniões onde se falava “de uma tal Nossa Senhora de Schoenstatt e de um padre alemão”. Como era de Nossa Senhora que se tratava, “apesar de esta ter um título difícil de pronunciar”, e como as reuniões eram na casa da Dona Luz (“senhora de confiança!”), elas aceitaram o convite. Assim, o primeiro encontro como Juventude Feminina de Schoenstatt deu-se a 22 de Agosto de 1976, na Casa Sião.


Primeiro Encontro da Juventude Feminina de Schoenstatt. 22 de Agosto de 1976, na Casa Sião.

Ainda sem lar, a recém formada Família de Schoenstatt sentia necessidade de ter um lugar onde pudesse rumar e onde, futuramente, estivesse edificado o Santuário. Surgiu então a ideia de se construir um nicho no local onde se pretendia erguer o Santuário. O nicho seria o local da presença espiritual da nossa Querida Mãe e, por isso, também o local que nos unia mais como Família. A ideia tornou-se realidade e o nicho foi inaugurado no dia 22 de Maio de 1977.

Inauguração do Nicho, 22 de Maio de 1977.


A Família ganhou assim o seu lugar onde rumar. Um lugar onde pôde rezar, sonhar e selar as suas Alianças de Amor.

Poucos meses depois da inauguração no Nicho, são seladas as primeiras Alianças de Amor da Juventude Feminina. Tiveram lugar no dia 16 de Outubro de 1977, pelos grupos Alicerces de Maria e Apóstolas do Pai Fundador.


Primeiras Alianças de Amor da Juventude Feminina.


No dia 21 de Maio de 1978, um ano depois da inauguração do Nicho, realizou-se a primeira grande peregrinação desde a capelinha existente na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré, até ao Nicho. Nesta peregrinação participaram cerca de 400 pessoas do Movimento e peregrinos, que nesse dia testemunharam a coroação da imagem da Mãe no Nicho como Rainha e Vencedora no Reino da Juventude. (Esta coroa foi roubada, sendo que mais tarde voltou a aparecer.)


Coroação da imagem da Mãe no Nicho como Rainha e Vencedora no Reino da Juventude.



Ana Margarida Bola


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...