domingo, 6 de setembro de 2009

Padre Kentenich em Portugal

Santuário de Lisboa em 1974

Passos do Pai e Fundador em Portugal
No início das comemorações do Jubileu 2010, ou seja, quando se completam 50 anos da presença do Movimento de Schoenstatt em Portugal, importa referir que o nosso Pai Fundador, Padre José Kentenich esteve no nosso país.
Com efeito no ano de 1947, concretamente em 15 de Março e 29 de Dezembro, o Pai passou em Portugal.
Na primeira visita em 15 de Março de 1947, o Padre Kentenich esteve cerca de 3 horas em solo português, mas nem saiu do aeroporto, limitando-se a manter uma conversa com o Padre Hervino Helmle, seu confrade palotino e na altura capelão da Colónia Alemã em Lisboa.
Padre Kentenich tinha então 61 anos de idade e iniciava nesse dia, a sua primeira grande viagem internacional, numa altura em que vivia uma fase bastante importante da sua vida, pois tinha saído há pouco tempo do campo de concentração de Dachau (Alemanha) onde passara três anos e um mês, naquela que constituiu sem dúvida, uma das mais duras experiências da sua vida.
Esta primeira grande viagem internacional do Padre Kentenich, durou 8 meses e passou por países como: Senegal, Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.
No final do ano de 1947, o Pai inicia a sua segunda grande viagem internacional, concretamente no dia 29 de Dezembro, onde nesse mesmo dia faz a sua segunda passagem por Portugal.
Esta segunda passagem pelo nosso país, foi um pouco mais alargada, permitindo que o Padre Helmle, lhe mostrasse um pouco de Lisboa, nomeadamente o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, onde perto deste local, seria implantado em 15 de Setembro de 1974, o primeiro Santuário do Movimento de Schoenstatt em Portugal.
Podemos afirmar que desde logo ficou lançada a raiz, para que o Movimento de Schoenstatt se viesse a implantar em Portugal.
Aquando das suas passagens pelo nosso país, o Pai Fundador deve ter pensado, que sendo Portugal uma terra mariana, terra do santuário de Fátima, país de gente vocacionada para o mar e para os descobrimentos, um povo que lançou as pontes entre a Europa e o Novo Mundo (Américas), seria este um local propício ao estabelecimento do Movimento de Schoenstatt, tendo por isso, pedido às Irmãs da Província de Sul no Brasil, que se preparassem para levar Schoenstatt a Portugal e territórios de língua portuguesa.
Em boa hora fez este pedido, pois o Movimento de Schoenstatt, viria a instalar-se em Portugal em 1959, com os excelentes resultados que todos conhecemos e por isso vamos comemorar agora o Jubileu 2010.
Estas viagens internacionais do Padre Kentenich, tiveram como objectivo principal, anunciar a todo o mundo a missão de Maria na renovação da Igreja bem como na construção de uma nova etapa da vida do mundo. Além disso, empenhou-se decididamente em divulgar Schoenstatt a toda a Igreja e mostrar o ser e a missão próprias do seu Movimento.

Nota: Para este texto, foram retirados excertos de um trabalho do Sr. Manuel Luís Marinho Antunes que foi apresentado em 2007, aquando das comemorações dos 60 anos da passagem em Portugal do Pai Fundador.
.
Fami e Paulo



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...