domingo, 27 de setembro de 2009

PADRE JOSÉ KENTENICH: Notas Biográficas - 3

José Kentenich aos dois anos e meio de idade

A nossa viagem começa em 16 de Novembro de 1885, numa pequena aldeia da Alemanha, chamada Gymnich, situada nos arredores de Colónia, onde pelas 7 horas da manhã, nasce um rapaz filho de Catarina Kentenich e de Matias José Koep, a quem é colocado o nome de Pedro José Kentenich.
Por mera curiosidade, podemos referir que no dia em que nasceu o Pai, a pequena aldeia vivia uma das suas festas mais importantes, que remontava à época das cruzadas e que habitualmente levava sempre os habitantes da aldeia a cometerem alguns excessos, que o pároco local procurava dentro do possível controlar. Ora, nesse ano de 1885, escreve o pároco local no diário paroquial, no dia 19 de Novembro:
“ Ontem terminou a quermesse. Nunca vi em Gymnich uma festa assim, tão tranquila; transcorreu sem qualquer desordem e alvoroço e não escutei nada sobre outros excessos. Vê-se que o bom Deus tomou os meus paroquianos sob a sua protecção”.
Podemos concluir que logo após o seu nascimento, o Pai teve uma influência benéfica na sua comunidade, pois nesse ano as festas decorreram com mais moderação do que o habitual. Um sinal da importância que o Pai viria a ter como condutor e formador de personalidades? Quem sabe …
Por causa da festa, o nosso pequeno José, só pôde ser registado oficialmente em 18 de Novembro (outra curiosidade – desde logo o dia 18), razão pela qual por vezes surge este dia como data do seu nascimento e no dia seguinte 19 de Novembro é baptizado na Igreja de St. Kunibert em Gymnich.
Os primeiros anos de vida foram passados nesta aldeia onde José vivia com a mãe, na casa dos avós maternos e onde o estilo de vida típico das aldeias da província da Renânia, influenciou a personalidade de José.
.
Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...