sábado, 26 de setembro de 2009

A Juventude Feminina de Aveiro - Parte II

Filha e Princesa Lirial, Peregrina ao Lar em Conquista do Santuário

Com o passar dos anos a Família cresce e sente necessidade de ter um Lar. Dá-se então, no ano de 1978, o início da conquista espiritual do Santuário e é a Juventude Feminina que tem a incumbência de o “trazer” para a Gafanha da Nazaré. Realizou-se então, entre os meses de Agosto e Setembro de 1978, uma peregrinação ao Santuário Original sob o lema: Filha e Princesa Lirial, Peregrina ao Lar em Conquista do Santuário.


“13 de Agosto de 1978

Gafanha da Nazaré - AVEIRO
Estação - Caminho de Ferro

São 16h55m. Chegou o comboio. Na azáfama da partida as últimas despedidas: era o adeus da representação da Família Schönstatteana, dos parentes, dos amigos. Havia sorrisos carinhosos!... Havia lágrimas, silenciosas…
Rápido, o comboio partiu. (…)”
in: Diário da Viagem a Schoenstatt

A longa viagem, e a inesquecível estadia, teve muitos frutos. Entre eles… quatro Alianças de Amor! No dia 8 de Setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora, quatro jovens selaram a sua Aliança de Amor no Santuário Original. Foram as primeiras da JFS de Aveiro a fazê-lo neste lugar histórico!

Primeiras jovens da JFS de Aveiro a selar a Aliança de Amor no Santuário Original.

De volta a casa, a Juventude Feminina trouxe consigo o Santuário!
No dia 25 de Março de 1979, juntamente com a inauguração da casa das Irmãs, D. Manuel de Almeida Trindade (então Bispo de Aveiro) deu a primeira “pasada” dos alicerces do Santuário e meses depois, no dia 21 de Outubro de 1979, inaugura-o solenemente. No mês seguinte, a 18 de Novembro, selam-se as primeiras Alianças de Amor no Santuário. Estas são seladas por onze elementos da Juventude Feminina!

Primeiras jovens da JFS de Aveiro a selar a Aliança de Amor no Santuário da Gafanha da Nazaré.


Vemos, nestas entregas, que a história da Juventude Feminina cruza-se intimamente com os pontos mais altos da história do Movimento na Gafanha da Nazaré.
A Geração de hoje olha para os exemplos de ontem e anseia ser a JFS comprometida de amanhã.


Ana Margarida Bola.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...