sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Testemunho de um jovem universitário de Schoenstatt: Rezar o terço


Durante este advento, como Capital de Graças, o meu grupo de vida comprometeu-se a rezar o terço todos os dias. Era algo que eu já tinha tentado por muitas vezes fazer, mas que ao fim de poucos dias ou semanas acabava sempre por desistir. Cada vez mais rezar o terço todos os dias é visto (mesmo por quem se diz católico practicante) como uma extravagância, um exagero, uma coisa que só os “mais beatos” fazem. Eu, por outro lado, sou cada vez mais da opinião que o terço é o mínimo indispensável que se pede a um católico, quase equiparável a, por exemplo, ir à missa aos Domingos. E porquê? Simples: porque Nossa Senhora pediu!
«Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz do mundo e o fim da guerra». Estas foram as palavras proferidas por Nossa Senhora em Fátima, a 13 de Maio de 1917. A meu ver, ao não o fazermos, estamos pura e simplesmente a ignorar um pedido directo de Nossa Senhora, um pedido que Ela veio à Terra fazer, à NOSSA terra, Portugal. Não me parece que se possa apelidar de “extravagância” ou “exagero” o acto de apenas atender a um pedido tão concreto como este que Nossa Senhora nos fez...
Há também pessoas que, apesar de reconhecerem a importância de se rezar o terço todos os dias, escolhem não o fazer. Porque não têm tempo, porque não têm paciência, porque se esquecem, ou por mil e uma outras razões. Para os que dizem que não têm tempo só há uma resposta possível: deixem-se de tretas!! Hoje em dia parece que a maioria dos católicos reserva apenas 1 hora por semana para rezar, a hora da sua missa semanal aos domingos. Isso divido pelos 7 dias da semana quanto dá? Menos de 10 minutos por dia! É esse o tempo que estamos dispostos a dispensar Àquele que deu a vida por nós?! Menos de 10 minutos por dia?! Há que arranjar tempo para rezar o terço. São 15 minutos do nosso dia que oferecemos a Maria como maneira de chegar a Deus, para além de que pode ser rezado em qualquer lado e a qualquer altura do dia. Eu por exemplo, rezo-o no meu caminho para a faculdade, nos 15 minutos que faço todos os dias para lá chegar. A oração tem de estar mais presente na vida de um católico, que deve entregar cada minuto do seu dia a Deus, e não só aquela hora semanal. «Orai sem cessar. Em tudo dai graçasporque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco» (1 Tessalonicenses 5:17-18).     
Para aqueles que dizem que não têm paciência, ou que acham que é uma perda de tempo pois o terço não os satisfaz, que é uma oração monótona, uma mera repetição de orações, e que preferem rezar de uma maneira mais pessoal, volto a bater na mesma tecla: façam-nos porque Nossa Senhora nos pediu.
Para essas pessoas, deixo aqui um excerto de um texto de Filipe Stilweel d'Avillez que li aqui há tempos: «Quem se queixa que não se sente realizado por rezar o Terço, ou que o Terço não lhe traz nada e que prefere conversar com Deus etc., não percebeu ainda o sentido da coisa. Se um Rosário é um ramo de Rosas, um Terço é uma parte desse ramo, o Terço são Rosas, ou pelo menos uma Rosa. Não rezamos o Terço para “ganhar” alguma coisa, rezamo-lo para oferecer uma Rosa a Nossa Senhora. [...] É para isso que se Reza o Terço, tudo o que vier por acréscimo, satisfação pessoal, graças, crescimento espiritual e tudo o mais, é bom, mas não é o essencial. Da mesma maneira, ninguém oferece rosas à mãe ou à namorada para ser feliz. Oferecemo-las aos outros para fazer esses outros felizes! Para lhes dar os parabéns, para os consolar quando estão tristes, ou, simplesmente, para lhes mostrar que gostamos muito deles».
O último problema com que muita gente também se depara é que ao se começar a rezar o terço todos os dias e ao aproveitar cada intervalo dos nossos dias para rezar o terço, vamos obviamente começar a rezar terços em que já nem estamos a pensar no que estamos a fazer, e muitos terços vão sair “mal rezados” ou “à pressa”. Isso é razão para se deixar de rezar? É preferível não rezar nada do que rezar um terço “à pressa”? Claro que não!  A rosa chega a Nossa Senhora da mesma maneira! Recorrendo mais uma vez ao texto de que há pouco vos falava: «As rosas plantadas com desprezo são tão bonitas como as plantadas e colhidas com amor»! Obviamente que é melhor para nós que o terço seja bem rezado, que seja meditado, etc, mas é importante ter-se a noção de que, como já disse, o terço pode ser rezado em qualquer altura, não precisa de ser rezado numa igreja, à luz das velas, ou em ambiente de total silêncio e meditação.
Acabo com um “segredo” revelado pelo nosso Papa João Paulo II em Fátima, a 13 de Maio de 1982: «Quereis que vos conte um “segredo”? É simples e já não é segredo: rezai muito; rezai o terço todos os dias!».

Lourenço de Almeida e Silva
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...