sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Comemoração dos 60 anos da Ordenação Sacerdotal de Monsenhor João Gaspar


O Bispo de Aveiro convida os diocesanos a participarem hoje na festa do 60º aniversário da ordenação presbiteral de monsenhor João Gonçalves Gaspar, vigário-geral e historiador da diocese.
Numa mensagem enviado à Agência ECCLESIA, D. António Francisco Santos sublinha que a celebração, no Seminário de Santa Joana Princesa, oferece “uma bela oportunidade” de dizer ao vigário geral “a gratidão” da diocese e de lhe prestar uma “homenagem”.
No dia 3 de Janeiro de 1954, D. João Evangelista de Lima Vidal, bispo de Aveiro, ordenou presbítero, na Capela do Seminário de Santa Joana Princesa, o então diácono João Gonçalves Gaspar.
Natural da vila de Eixo, João Gonçalves Gaspar acompanhou, ainda como seminarista, o primeiro bispo de Aveiro e foi por ele chamado a ser um dos seus secretários e a viver na Casa Episcopal.
Melhor do que ninguém, monsenhor João Gaspar acompanhou o ministério de todos os bispos e sacerdotes e testemunhou o percurso feliz da Igreja de Aveiro”, escreveu D. António Francisco Santos.
Acresce a toda a actividade pastoral, a sua “natural propensão para o labor histórico” e são muitos os livros já publicados, acrescenta.
D. António Francisco dos Santos anuncia ainda que está próxima a publicação de uma “História revista e atualizada da Diocese de Aveiro, que constitui um dos frutos da Missão Jubilar”, que assinalou os 75 anos da restauração da diocese.
Segundo o bispo, "este livro assinalará para os vindouros um marco da vida e da missão da Igreja".
"Não é frequente uma diocese nova como Aveiro ter um trabalho de investigação histórica tão denso e possuir textos publicados tão abundantes", refere o prelado, que elogia, a este respeito, monsenhor João Gaspar pelo seu "esforço de autodidata", "organização de trabalho" e "talento de cultor do saber e da escrita".

Fonte: Site da Agência Ecclesia

Obrigado Monsenhor João Gaspar por todo o trabalho que fez na nossa Diocese.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...