domingo, 12 de janeiro de 2014

Retiro de Advento da Liga dos Homens da Diocese de Aveiro


Realizou-se no dia 01 de Dezembro passado um retiro organizado pela Liga dos Homens da Diocese de Aveiro e que coincidiu com o primeiro domingo do advento.
Conforme estava marcado, os seus membros encontraram-se às 9.00 horas no Santuário de Schoenstatt, tendo iniciado o retiro com uma prelecção do Padre Carlos Alberto, após uma oração, referindo os tópicos principais de reflexão para este retiro:

I - As personagens bíblicas e os traços característicos da Aliança do Antigo Testamento e a vida quotidiana  
II - Se nos consideramos “em Aliança viva com DEUS” ou se a religião é estática na nossa vida
III - Como viver em Aliança e alimentar a chama em tempo do advento.

Concluída a apresentação destes tópicos foi tempo dos seus membros reflectirem individual e interiormente durante cerca de uma hora, no fim do qual se juntaram de novo, mas agora na renovada casa dos Padres (Casa Sião).
Foi unânime a afirmação de que aquela hora de reflexão pessoal tinha decorrido num ápice, não se dando conta do seu decorrer.
Quanto aos tópicos da reflexão e começando pelo primeiro (I), podemos dizer que não é fácil a escolha de uma das personagens bíblicas que nos diga mais para a nossa vida quotidiana. Foram referidos nomes como Abraão, Moisés, Noé, cada qual com suas características mas talvez que todos eles apresentem parecenças ou necessidades para a nossa vida quotidiana, numa vertente mais pessoal ou de âmbito mais geral. De Abraão, Pai ou líder de muitos, que obedecendo à vontade de Deus deixou para trás os lugares onde vivia encaminhando-se para outras terras como Canaã ou o Egipto, em viagens atribuladas e cheias de dificuldade, numa atitude de desapego total por aspetos materiais.
De Moisés, “salvo das águas” foi aquele a quem Deus apareceu dando conta que a sua missão era de salvar os seus levando-os para a Terra Prometida mas passando antes por inúmeras dificuldades e perseguições mas sempre acompanhados pelas mãos de Deus.
Noé, “descanso ou alivio” foi aquele a quem Deus, arrependido por o Homem que criou ter enveredado pelo caminho do pecado, escolheu juntamente com a esposa para repovoar a Terra depois de um grande dilúvio. Noé, um homem bom é assim poupado recebendo de Deus a indicação para a construção de uma arca onde caberiam também um casal de cada espécie animal. Um sinal de recomeço ou de que é possível sempre recomeçar praticando e fazendo prevalecer o bem.

O tema II – A Aliança em Deus alicerçada em três vectores:
            - Iniciativa de Deus
            - Compromisso Mútuo.
            - Fidelidade irrevogável.

E o tema III - Como viver em Aliança e alimentar a chama em tempo do advento
foram discutidos de modo muito articulado e conjugado.
É fundamental que Homem paralelamente ao seu mundo mais material e de trabalho, tenha um pouco de tempo para a parte espiritual e religiosa que de certo modo possa também complementar e dar um outro sentido à parte material.
Era importante que frequentemente, (porque não diariamente?), existisse um momento em que o ser humano, cada qual à sua maneira, pudesse estar com Deus, uns rezando, outros falando com Ele. Não se conseguindo esse tempo no trabalho, ao menos em casa, no recato do lar, todos pudéssemos estar um pouco face a face com Deus.


Esta Aliança com Deus e a maneira de a alimentar neste tempo de Advento devem-se basear em quatro suportes:
Cultivando alegria: 
Veja-se a este propósito e nem de propósito a primeira “Exortação Apostólica” do Papa Francisco, quando nas primeiras palavras refere: A ALEGRIA DO EVANGELHO enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus
Fortalecendo o amor:
A vida é para ter mais alegrias do que tristezas. É importante dar atenção aos pequenos aspetos da vida que traduzem alegria, mas que só são percetíveis se pudermos parar um pouco e refletir. O amor que se dá e o que se recebe deve ser o suficiente para sermos felizes. Por vezes o amor também nos faz sofrer e estes são momentos de renúncia e sacrifício. Por isso só o verdadeiro amor, o desinteressado, pode alimentar com verdade a chama.
Cultivando um pouco de recolhimento e silêncio:
Na atitude Mariana o advento é um tempo privilegiado para cuidar da nossa intimidade com o Senhor. A questão e reflexão que todos devemos colocar é: e nós, como nos comportamos com este desafio?
Sendo misericordioso:
É fundamental ser misericordioso para com os outros vivendo desta maneira a Misericórdia de Deus. Na Exortação atrás referida em 1., do Papa Francisco, podemos também ler: Deus não se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de procurar a sua misericórdia. Ele permite que levantemos a cabeça e comecemos de novo, com tal ternura que nunca nos deixa desiludidos e, ao mesmo tempo devolve-nos a alegria”.

Eis como personagens da Bíblia referidas como Abraão, Moisés, Noé, entre outros, que nos mostram que recomeçaram sempre em algum momento, no seguimento do chamamento de Deus, estão e vão de encontro ao que o Papa nos transmite: que Deus está sempre connosco, compreende as nossas falhas e quer que cada dia, cada momento possa ser para nós um recomeço e que este recomeço se baseie nos princípios da Aliança de Amor.
Concluído o retiro, foram tratados outros assuntos como a data da próxima reunião da Liga dos Homens marcada para o próximo dia 7 de Janeiro pelas 21 horas.

Por sugestão do Padre Carlos Alberto e no seguimento de pedidos de vários participantes em anteriores jantares que desejam que os mesmos se repitam com mais frequência, foi lançado um desafio à Liga dos Homens no sentido de organizarem o próximo jantar o qual foi aceite de imediato pelos seus membros. A data prevista será o dia 01 de Março de 2014.

Rui Farinha - Liga dos Homens da Diocese de Aveiro

Nota: As minhas sinceras desculpas ao Rui e restantes companheiros pelo atraso na colocação deste artigo, mas foi-me de todo impossível. Aliás, na nossa última reunião pedi desculpas pessoalmente a todos.

Paulo Teixeira

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...