sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Falar do Padre Miguel é muito difícil, porque há tanto para dizer


Aos 84 anos, no dia 13 de Janeiro às 17 h 30 m (hora do Recife – Brasil) partiu , para a sua nova Morada (como ele a definiu pouco antes de falecer) o nosso querido Padre Miguel Lencastre sacerdote português da Comunidade dos Padres de Schoenstatt.
Tudo o que for dito dá, apenas, uma pálida ideia da grande figura humana e sacerdotal que foi o Padre Miguel Lencastre.Quanto ao homem, desde a mais tenra idade se percebia que era possuidor de uma inteligência extraordinária e de um coração “maior que o mundo” . Por isso, talvez, foi-lhe difícil enquadrar-se dentro das tradições e valores religiosos familiares, que rejeitou durante a sua juventude, tendo sucumbido às tentações do mundo. Aos 30 anos sem o querer ou ter desejado, deixa-se cativar inesperadamente por Nossa Senhora, durante um passeio juvenil ao Lago de Murten, na Suiça, em companhia dos estudantes chilenos do Seminário Pallotino de Friburgo. Esta conversão extraordinária leva-o a dar um SIM generoso e sem reservas que tem como consequência a fundação, em Portugal, do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Alianças fraternas

Falar do Padre Miguel Lencastre é falar do apóstolo das Alianças fraternas. Definidas por ele como uma rede de amor e amizade, cultivada com espírito sobrenatural, pois,  todo o Amor procede de Deus -  entre:
Pessoas da mesma família - a conjugal, a paterna, a materna, a filial e fraterna -  entre famílias ,entre gerações , entre companheiros de trabalho ou de lazer, entre membros da mesma comunidade religiosa ou outras, entre comunidades e Movimentos, entre famílias e sacerdotes...
Este foi um campo de trabalho apostólico muito querido ao seu coração que começou logo a despontar quando chegou ao Seminário dos Pallotinos, em Friburgo, na Suiça e que, por ser tão inédito careceu de concordância da parte dos Superiores. Por isso, gente de tantas cidades e países , muitas vezes sem se conhecerem pessoalmente estão, hoje, ligados entre si e com a Nossa Querida Mãe, tendo tido o Pe. Miguel como elo humano comum.

Apóstolo da Virgem Peregrina

Falar do Padre Miguel Lencastre é falar do apóstolo da Virgem Peregrina por todo o Alentejo, Portugal, onde em 9 de Setembro de 2000, por sua iniciativa a nossa Querida Mãe e Rainha de Schoenstatt, foi coroada RAINHA DO ALENTEJO, em Vila Viçosa, Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.

Apóstolo do Nordeste Brasileiro

Falar do Padre Miguel Lencastre é falar do apóstolo da NOVA EVANGELIZAÇÃO no Nordeste Brasileiro e da Alma Mater da fundação do Santuário de Olinda.
Falar do Padre Miguel Lencastre é falar do impulsionador do Terço dos Homens no Brasil.
Falar do Padre Miguel Lencastre é falar de um homem totalmente abandonado à Divina Providência.
Falar do Padre Miguel Lencastre é falar do pai espiritual e do grande amigo cuja partida desta terra deixa um vazio abissal só preenchido pela certeza da sua intercessão por nós, no Céu.
Bem haja querido pai Miguel Lencastre! Até ao Céu!
Lena Castro Valente
(Artigo extraido do site Internacional do Movimento de Schoenstatt, com autorização da autora)



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...