segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Informação sobre a abertura internacional do Ano Jubilar de Schoenstatt

 
Equipa2014 – Alemanha - “Com alegria partimos rumo ao teu Santuário…” – assim rezam os schoenstattianos de todo o mundo há três anos na oração da peregrinação. Daqui a duas semanas, no dia 18 de outubro de 2013, podemos dizer: É hora! A nossa peregrinação aproxima-se do fim. Numa grande celebração em torno do Santuário Original ,abriremos como família internacional o Ano Jubilar 2014. Quem poderia prever que o céu preparava um presente jubilar para esta ocasião? Podemos celebrar o início do nosso Ano Jubilar na alegria da oferta do Santuário Original.
 
Que elementos terá esta festa de abertura?
 
A grande Peregrinação
Representantes de muitos países estarão em Schoenstatt. Eles simbolizam que o Jubileu significa voltar à origem. A presença de Schoenstatt internacional poderá ser experimentada de várias maneiras: entrada das bandeiras de todos os países, orações e cânticos em diferentes idiomas e testemunhos de vida de Schoenstatt em distintas culturas. Juntos agradecemos pela “vida abundante”, que surgiu, desde o pequeno começo em 1914, por todo o mundo.
Através da presença do Cardeal Stanislaw Rylko, presidente da Conferência Episcopal para os laicos em Roma, o jubileu de Schoenstatt destaca-se no marco da Igreja Internacional. Ele presidirá à cerimónia de celebração. O Cardeal Rylko será recebido em Schoenstatt como o “primeiro peregrino do Ano Jubilar”.
Esta é a nossa celebração do jubileu, a partir do primeiro dia: uma grande peregrinação ao Santuário da nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que terá o seu momento culminante em outubro de 2014.
 
A porta do Santuário Original abre-se e mais ainda o coração
O peregrino pergunta no Antigo Testamento “Quem subirá ao monte do Senhor? O de mãos limpas e coração puro. (Salmo 24, 2)”. Com este espírito realizaremos um rito de preparação, um rito de “purificação do coração”, olhando para trás, para os 100 anos transcorridos.
De maneira representativa o Cardeal Rylko abrirá a porta do Santuário Original marcando a abertura do Ano Jubilar 2014. O “atravessar do umbral” do Santuário, tem um significado especial. Simboliza a decisão de viver em Aliança de Amor e criar uma nova cultura, uma cultura de aliança. Apresenta a esperança de que o coração de Maria está aberto e que cada peregrino recebe as graças especiais do Ano Jubilar.
A abertura da porta do Santuário recorda-nos também que cada Santuário é como uma porta aberta, uma petição a Maria no espírito de 18 de outubro de 1914: vem, vive e trabalha no nosso meio!
 
“Leva a luz da Aliança de Amor ao mundo!”
No Santuário escutamos as palavras do Padre Kentenich na fundação em 1914 e renovamos a Aliança de Amor. Uma tocha de jubileu, acesa no túmulo do Padre Kentenich, simboliza a missão: “leva a luz da Aliança de Amor ao mundo”. O Ano Jubilar é o “Ano da Aliança de Amor”. O ano da alegria e do agradecimento pelo presente da Aliança e de todas as bênçãos que daí surgiram. O ano da renovação e convite a fazer da Aliança de Amor o fundamento da nossa vida.
 
“Até 2014!”
Assim se despediam os jovens depois do festival internacional de jovens em Schoenstatt e da Jornada Mundial da Juventude em Colónia em 2005. Com o mesmo espírito decidimos nós também neste 18 de outubro: Até ao 18 de outubro de 2014! Até ao grande jubileu no próximo ano!
 
Celebramos juntos e convidamos cada schoenstattiano a estar presente:
. Participe da celebração de abertura no Santuário Original!
. Prepare e abra, em vinculação com o Santuário Original, a porta do seu Santuário Filial, Lar ou coração!
. Deixe que o Ano Jubilar seja uma celebração da sua própria Aliança de Amor!
- Faça parte desta alegria e do novo despertar do Movimento de Schoenstatt!
 
Equipa Internacional 2014

 

1 comentário:

manela ferreira disse...

Bem Hajam pelo vosso empenho na divulgação desta "pérola preciosa" que é Schoenstatt.

Este meio permite adquirir conhecimentos,que muitos levaram anos a conseguir.
Diariamente,busco este Blogue e quero lançar-vos um desafio (será que já existe?) textos para oração do terço.Como coordenadora da Campanha da MP, em S. Julião da Barra ,Oeiras,Lisboa,tenho sempre alguma vontade em adequar os textos aos tempos que se vivem na nossa Família.

quem pode aceitar este desafio.?
unidos em A.A. e Missão ----manela ferreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...