quarta-feira, 9 de outubro de 2013

D. António Marcelino regressou à casa do Pai


"Ficaram muitas coisas por dizer, muitos acontecimentos por narrar. Tenho disso consciência. Nem era possível dizer tudo, como é óbvio, porque a vida não tem balizas que a limitem e, na escolha, há sempre algo de subjectivo, o que, também é óbvio.
A porta fica aberta e cada um poderá agora dizer de si. Também foi meu objectivo ajudar outros a tomar consciência e a recordar a passagem de Deus na sua vida, a aperceber-se da sua presença nas pessoas encontradas e nos acontecimentos vividos."
(Conclusão do livro "Pedaços de vida que geram vida", da autoria de D. António Marcelino)

D. António Marcelino, bispo emérito de Aveiro, faleceu hoje aos 83 anos de idade, no Hospital Infante D. Pedro, da cidade, anunciou a diocese em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O prelado foi recentemente hospitalizado, vindo a falecer esta tarde, pelas 17h30, refere o Gabinete de Imagem e Comunicação da Diocese de Aveiro (GICDA).
D. António Marcelino foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Aveiro em 1980, tendo sido bispo residencial de 20 de janeiro de 1988 a 21 de setembro de 2006, quando foi substituído por D. António Francisco dos Santos.
O seu funeral vai decorrer às 15h00 de sexta-feira, na Sé de Aveiro, seguindo depois o cortejo fúnebre para o cemitério central da cidade.
O corpo vai ser colocado esta quinta-feira na igreja do seminário de Aveiro, onde vai ser celebrada uma missa às 19h00, seguida de vigília de oração.
Para sexta-feira, às 09h00, está marcada a oração de laudes e transladação para a Sé de Aveiro, refere o GIDCA. 
A página da internet da Diocese de Aveiro informava hoje que o estado de saúde do bispo emérito era "muito delicado", após ter estado também no Hospital de Coimbra.

Natural de Castelo Branco, onde nasceu a 21 de Setembro de 1930, D. António Marcelino foi ordenado padre em 1955, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa em 1975 e coadjutor da Diocese de Aveiro em 1980, sucedendo a D. Manuel de Almeida Trindade no dia 20 de Janeiro de 1988.

Neste momento de dor, a Família de Schoenstatt une-se a toda a Diocese de Aveiro e junta as suas orações a toda a Diocese , certos que D. António já foi acolhido no Céu, pela nossa Mãe do Céu.

Dai-lhe Senhor o eterno descanso, entre o esplendor da luz perpétua. Que descanse em paz. Amén
Em nome de toda a Família de Schoenstatt, Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...