quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Vamos ao Santuário beijar o Menino


Quando os portugueses passam o seu primeiro Natal noutros países, normalmente no final da Santa Missa, ficam desapontados porque não se dá o Menino a beijar. Esta tradição ecoa nos  corações dos portugueses nesta época natalícia: "Vamos beijar o Menino!". E todos já sabem o que isto quer dizer. É o mesmo que "vamos à Missa de Natal!". Porém, "beijar o Menino" é mais carinhoso, lembra que o Natal é a festa de uma criança, a festa do Deus-Menino e que afinal estamos a festejar Alguém. E quando festejamos um amigo, um familiar ou um vizinho, gostamos de expressar o nosso afeto, a nossa amizade com um beijo de parabéns. A primeira reação que alguém teve no final de uma Missa de Natal em que não se deu o Menino a beijar foi: "Ir à Missa de Natal e não beijar o Menino e como ir a uma festa de aniversário e não cumprimentar o aniversariante."
Neste Natal, foram muitos os que se puseram a caminho para beijar o Menino Jesus e Belém estava tão perto. Belém estava ali, onde a estrela indicou: no Santuário. Foi aí que, durante a Santa Missa de Natal das 17 horas, louvaram, cantaram e beijaram o Deus-Menino nascido da Virgem Maria.


Foi uma celebração muito festiva, com uma "pequena orquestra" formada pelos alunos da Escola de Música do Centro Tabor, acompanhados pelos professores e mais três jovens que deram um toque especial às melodias durante a Eucaristia e no final, enquanto se beijava o Menino. A cantar estavam também os alunos, desde os três anos até aos adultos. Com certeza, não só proporcionaram alegria ao Menino Jesus como a todos os que participaram nesta celebração.

MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...