No mês passado, foi inaugurado o quarto da Irmã Emilie Engel no primeiro piso da Casa Provincial de Metternich, onde ela viveu os últimos anos de sua vida como Superiora Provincial. Até agora o quarto, que está exatamente igual como a Irmã Emilie o deixou, era visitado apenas pelas Irmãs de sua comunidade, uma vez que se encontra numa das alas da casa das Irmãs de Maria. Agora, o mesmo quarto foi aberto a todos os que desejam fazer uma visita.
Este acontecimento é para nós uma alegria muito grande, pois estamos a organizar a peregrinação a Schoenstatt, já no próximo ano e faz parte do programa uma visita ao Centro de Schoenstatt de Metternich, precisamente ao cemitério onde está a Irmã Emilie, à exposição dos objetos que fizeram parte do seu caminho de santidade e agora, também, ao seu quarto privado.
Foi uma inauguração solene, com a presença de cerca de 250 pessoas e do Bispo de Treveres, D.Jörg Michael Peters. Um encontro marcado por relatos impressionantes de vivências com a Irmã Emilie que deixaram brilhar ainda mais os seus traços característicos de bondade e amor para com todos os que se dirigiam a ela. Ela própria foi para muitos uma porta aberta no céu, segundo o seu propósito: "Ninguém pode sair do meu quarto inconsolável."
Este quarto, certamente ajudará que não só se conduzam as pessoas até ao túmulo da Irmã Emilie, mas também possamos levá-las a entrar na sua história, partilhar do seu caminho de vida, para buscar forças e coragem na caminhada da nossa própria fé na Divina Providência. O Bispo Peters dizia que “ouvimos sobre a porta que estava aberta para quem queria ir ter com ela… assim pudemos abrir este quarto para a encontrar no testemunho da sua vida e fé. “
Após a cerimônia foi possível, para todos os participantes, visitar as instalações. Os visitantes ficaram impressionados com a simplicidade, a sobriedade e a "pequenez" do espaço que testemunha a modéstia e o amor à pobreza da Irmã Emilie.
MP
Fotos e informação: www.schoenstatt.de/
Sem comentários:
Enviar um comentário