domingo, 4 de dezembro de 2011

2º Domingo do Advento - No deserto, João pregava o arrependimento e a conversão


... Eram baptizados por ele (João Baptista) no Rio Jordão, confessando os seus pecados.
(Marcos 1, 1-8)

Na escola do presépio...
"João Baptista é o "Precursor", ou seja, é aquele que prepara a vinda do Messias. O próprio Jesus, mais tarde o elogiará dizendo que "entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior que João Baptista (Mateus 11, 11). A sua missão é aplanar e preparar o caminho do Senhor. Poderemos vê-lo como o "apresentador" do Messias. João ensina-nos, por meio do seu baptismo de penitência, que nos devemos purificar, a fim de nos convertermos, ou seja, de voltarmos de novo, o nosso coração para Deus.


Na construção do presépio...
Colocamos no nosso presépio a ÁGUA, porque é o sinal que aponta o nosso Baptismo e nos recorda a necessidade de purificação e de conversão permanentes.


Na vida de hoje...
Preparar o caminho do Senhor, segundo o desafio da Palavra de Deus, no Evangelho de Marcos, exige de nós uma mudança interior, que nos leve a aceitar Deus como nosso Mestre, Pastor e Guia. A vertigem e a corrida da vida diária podem afastar-nos do desejo de mudança e de conversão. Podem levar-nos até a desacreditar na esperança desta luz nova e refulgente que está para chegar. Ter fé e acreditar está ao alcance de todos nós, como seres individuais e como família.


A família é suporte e apoio da felicidade humana, porque nos transforma e nos ajuda nesta caminhada de preparação para receber o Salvador. Para isto, também como família, precisamos de fazer um esforço de purificação e de conversão, abrindo as portas e janelas do nosso coração.


Fami e Paulo

(Nota: Para elaborar este trabalho, foi utilizado o guião Caminhada de Advento - Natal 2011 / 2012, da Diocese de Aveiro).

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...