sábado, 10 de dezembro de 2011

"Maria é aquela que ajuda a formar Cristo em nós!"

No dia 8 celebramos a grande Festa da Imaculada Conceição, a Padroeira de Portugal. É feriado nacional para todos os portugueses nesta Terra de Santa Maria. Num momento em que os feriados nacionais, civis e religiosos, andam tanto "na boca" dos portugueses e se discute sobre eles, não será um alerta para a geração jovem, para que saiba, pelo menos, sobre o que se celebra nestes dias? Falei com alguns jovens e adultos nestes últimos dias sobre a grande Festa da Imaculada Conceição e apercebi-me que são muito poucos os que ainda sabem o porquê deste feriado. Se pelo menos soubessem o que festejamos no outros feriados! Mas nem isso acontece. É feriado e ponto final. Porquê? Quem ou o quê os conquistou? Para que é que existem? O que surpreende não é a ignorancia, mas sim a indiferença. Esta tornou-se mais uma "marca" da nossa sociedade.

E se perguntamos sobre o Dogma da Imaculada Conceição de Maria? "Dogma? O que isso?
Este Dogma defende que a concepção de Maria foi realizada sem qualquer mancha de pecado original, no ventre da sua mãe. Dessa forma, ela foi preservada por Deus do pecado desde o primeiro momento da sua existência, como apontam as palavras do Anjo Gabriel - "sempre cheia de graça divina" - kecaritwmenh, em grego. Essa doutrina foi definida dogmaticamente pelo Papa Pio IX na Constituição Ineffabilis Deus, em 8 de dezembro de 1854.

Padre brasileiro Alexandre Awi de Mello, do Instituto dos Padres de Schoenstatt, falou na Radio Canção Nova no dia 8, de uma maneira simples, sobre os dogmas. Para ouvir, clique aqui:




Ler a entrevista: noticias.cancaonova.com

MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...