segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Noite de "Poesia no ar" no Centro Tabor


Escola Secundária com 3º CEB da Gafanha da Nazaré

Os alunos do Centro Novas Oportunidades, da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, proporcionaram-nos, na semana passada, uma noite de "Poesia no ar", no Centro Tabor. Com o cenário à luz de velas, recitaram vários poemas de poetas consagrados, mas também alguns poemas originais. A música também marcou a sua presença. No final, os alunos, familiares e professores confraternizaram com uma pequena Ceia de Natal e receberam um separador de páginas com um poema alusivo à quadra natalícia.


É o braço do abeto a bater na vidraça?
E o ponteiro pequeno a caminho da meta!
Cala-te, vento velho! É o Natal que passa,
a trazer-me da água a infância ressurecta.

Da casa onde nasci via-se perto o rio.
Tão novos os meus Pais, tão novos no passado!
E o Menino nascia a bordo de um navio
que ficava, no cais, à noite iluminado...

Ó noite de Natal, que travo a maresia!
Depois fui não sei quem que se perdeu na terra.
E quanto mais na terra a terra me envolvia
mais da terra fazia o norte de quem erra.

Vem tu, Poesia, vem agora conduzir-me
à beira desse cais onde Jesus nascia...
Serei dos que afinal, errando em terra firme,
precisam de Jesus, de Mar, ou de Poesia?
                                                                                           David Mourão-Ferreira  
MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...