domingo, 25 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal


“Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria… nasceu-vos hoje um Salvador, que é Cristo Senhor”. ((Lc 2, 10-11)

Quando se cumpriram os tempos, aquele que fora anunciado pelos profetas, presentes em muitas das figuras de Israel que podemos encontrar no Antigo Testamento, nasceu em Belém. É esse o grande mistério que hoje celebramos, Deus presente, o Emanuel.
Ele é a luz que veio para iluminar “o povo que andava nas trevas” (Is 9,1). O mundo, tanto o de ontem como o de hoje, tem inúmeras trevas. Por isso é urgente uma nova luz para esse mundo.Somos bombardeados diariamente com as mais diversas notícias: crise na economia e na política, atentados, desastres naturais, violência e guerras, injustiças sociais…
E nós, os que acreditamos nessa luz que brilhou nas trevas, nós os que acreditamos nesse Menino que nasceu e que é o Salvador, nós… que anunciamos? Quais são as notícias que levamos aos outros?
“Porque vos anuncio uma grande alegria” ouvimos hoje no anúncio dos Anjos. É possível no mundo de hoje anunciar a alegria?
Ao celebrar o Natal do Senhor, fazemos essa experiência de alegria, porque celebramos esse Deus presente na nossa natureza humana. E por isso somos instrumentos de esperança; queremos anunciar ao mundo de hoje, este mundo concreto em que vivemos, essa esperança que que vive no nosso coração.
Durante o tempo de Advento fizemos uma caminhada como famílias, ao ritmo da nossa Diocese. Hoje, diante do Presépio, revivemos essa experiência de Família, na Sagrada Família de Nazaré que aí nos é apresentada. Por isso o nosso primeiro anúncio de esperança é a própria Família, aberta ao mundo, em diálogo com o mundo e ao serviço da vida.
Uma Família que deseja ser hoje “Santuário vivo”, como meditámos no lema que nos acompanhou durante o Advento. A Família, no seu ser e missão, deve ser esse Santuário, lugar da presença de Cristo porque Ele aí que nascer e habitar para o mundo.
Na preparação do Jubileu dos 100 anos da Aliança de Amor, este ano dedicado ao Santuário e conscientes da sua missão para os tempos de hoje, em Família e como Famílias, queremos ser esperança no Mundo.

Desejo para todos um Santo Natal e um Ano de 2012 muito abençoado.

Padre Carlos Alberto Sousa
(Director Diocesano do Movimento de Schoenstatt)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...