domingo, 24 de julho de 2011

Padre Miguel Lencastre e peregrinos de Gondomar


No passado Domingo, dia 17 de Julho de 2011, o nosso Padre Miguel Lencastre veio até ao Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro, acompanhado de um grupo de amigos, dos tempos da sua passagem como estudante pela Universidade de Coimbra. Este grupo, passou todo, embora em anos diferentes, pela "República Os Cágados". Uma República em Coimbra, é uma residência de estudantes, uma casa comunitária, auto gerida democraticamente por estudantes .
A sua origem remonta ao século XIV, quando no ano de 1309, o rei D. Dinis promove a construção de casas na zona de Almedina que deveriam ser alugadas a estudantes, mediante o pagamento de uma renda.
No tempo em que o Padre Miguel, esteve nesta República, os seus elementos eram exclusivamente masculinos, estando mesmo proibida a entrada de mulheres, excepto as irmãs dos residentes.
Hoje em dia, as raparigas já podem ser habitantes das Repúblicas.


Neste mesmo dia, estava também no Santuário, uma peregrinação de Gondomar, que assistiu à Missa que o Padre Miguel celebrou para os seus amigos.


Para o Padre Miguel, foi uma grande alegria, ter celebrado Missa para estes peregrinos, pois segundo nos disse, fez-lhe lembrar os tempos em que esteve aqui na Gafanha da Nazaré e recebia sempre as peregrinações que já nessa altura visitavam o Santuário.


Porque gostamos tanto de ir ao Santuário?

Maria ocupa o lugar de Medianeira, isto é, intermediária entre Deus e os homens. Este seu papel, já o desempenhou aqui na terra, como prova o acontecimento das Bodas de Caná. A seu pedido, Cristo realizou o primeiro milagre, transformando água em vinho.
Sobre este tema, disse o Padre Kentenich:
"Maria ocupa a posição de intermediária entre Deus e os homens. Deus utiliza as suas mãos e o seu coração, para distribuir graças e benefícios de toda a espécie. E os homens levam os seus cuidados e preocupações, as suas alegrias e dores, o seu coração e amor, ao trono e ao coração de Deus, por meio de Maria."


"Por todos os tempos, Maria continua a ser a nossa intercessora e advogada junto a Deus. Ela é como que um canal pelo qual tudo vai a Deus. E, como outrora em Caná, sempre de novo nos aponta o caminho para Cristo e nos recomenda:
Fazei tudo o que Ele vos disser."


Até à próxima peregrinação. É mesmo bom estar aqui!

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...