sábado, 2 de julho de 2011

Mãe Peregrina das Crianças


Chegaram com alegria e alguma expectativa. Traziam as mãos cheias e os corações abertos. São os alunos do Externato João XXIII, de Coimbra. Todos os anos, durante o mês de Maio, mês de Nossa Senhora, recebem a Imagem da Mãe Peregrina das crianças no seu colégio e de lá ela parte para as suas casas. Assim, uma vez por ano, as crianças peregrinam ao Santuário de Schoenstatt de Aveiro (de onde são enviadas as imagens) acompanhadas pela directora Drª Isabel e os seus professores para agradecerem à Mãe de Deus e também trazerem os seus pedidos.


Os trabalhos realizados em grupo, ou individualmente, são entregues no Santuário. Durante este acto solene, as crianças cantam os cânticos previamente ensaiados com a professora de música que os acompanha com a sua guitarra. É um momento muito significativo, pois cada um lê em voz alta o poema ou oração que exprime tudo o que quer agradecer ou pedir à Mãe do Céu. Os trabalhos - desenhos, colagens e quadras formuladas com todo o carinho - são colocados sobre o altar. São trabalhos dos 4 anos escolares. 


O dia é preenchido com muitas actividades. Da parte da manhã estiveram ocupados com uma dinâmica sobre os diversos símbolos do Santuário. O almoço foi de partilha e da parte da tarde algumas jovens da JFS conduziram-nos numa grande "caça ao tesouro" pelo terreno do Centro Tabor. Ainda tiveram tempo para uns desenhos individuais que, juntos, formaram um grande Santuário.


Para algumas destas crianças ficou a promessa de voltar no próximo ano. As do 4º Ano lamentavam que agora vão frequentar outra escola. Mas... quem sabe os caminhos que a Mãe de Deus quer peregrinar!


MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...