sábado, 23 de julho de 2011

Envio de Missionários da Diocese de Aveiro para países africanos


“Como eu vos fiz, fazei vós também”

"São cinco as jovens voluntárias que partem por estes dias para experiências de voluntariado missionário. Cláudia Familiar e Marta Conceição vão para Inharrime, Moçambique. Ana Catarina Assunção e Inês Agantes vão para Safim, Guiné-Bissau. Sónia Pinho vai para Angola.

As cinco Missionárias

No domingo passado (dia 17 de Julho de 2011), o Bispo de Aveiro presidiu no Santuário de Schoenstatt, na Gafanha da Nazaré, a uma Eucaristia de envio das voluntárias.
Ligadas à Orbis e ao Secretariado Diocesano de Animação Missionária, as jovens vão dar continuidade aos projectos, “levando informação de cá e trazendo feedback de lá”, como referiu, Pedro Neto.
“A título de exemplo, vão entregar cartas dos padrinhos das crianças apadrinhadas, no âmbito do apadrinhamento à distância, testemunhar como as crianças estão e recolher cartas e desenhos delas para trazer aos padrinhos e informação genérica de como tudo está a correr”, afirma o dirigente da Orbis.
As jovens vão fazer o trabalho de voluntariado normal, como animar grupos de jovens, formar professores, formação em alfabetização, apoiar os missionários.
No regresso, trazem também artigos das associações e oficinas de artesãos para as lojas aveirenses do comércio solidário. O dinheiro angariado em Aveiro com a venda do artesanato africano é integralmente investido no local de origem do artesão."
(Texto publicado no Jornal Correio do Vouga)

Entrega da Cruz das Missões

“O ícone missionário por excelência é a figura do Bom Pastor, transparência do amor de Deus, que não abandona ninguém, mas vai à procura de todos e de cada um com paixão. O Bom Pastor cuida das ovelhas que estão perto, mas dedica-se igualmente a procurar, encontrar e chamar as que estão longe ou andam perdidas. Tendo presente esta imagem do Bom Pastor, não podemos contentar-nos com ficar à espera e cuidar dos que vêm ter connosco. Deus tomou a iniciativa da nossa salvação, amando-nos primeiro. Portanto, imitando o Bom Pastor, que foi à procura da ovelha perdida, uma comunidade evangelizadora sente-se continuamente obrigada a expandir a sua presença missionária em todo o território confiado ao seu cuidado pastoral e também na missão orientada para outros povos.”
(Excerto da Carta Pastoral do Conferência Episcopal Portuguesa denominada "Para um rosto missionário da Igreja em Portugal" publicada em 17 de Junho de 2010)

O grupo coral que animou (e muito bem) a Missa

Aspecto geral da Assembleia

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...