terça-feira, 31 de maio de 2011

Terceiro Marco Histórico de Schoenstatt - 31 de Maio


Na força Divina

"O período que se inicia com o regresso do Padre Kentenich do campo de concentração de Dachau, não foi menos dramático do que o período de doze anos em que governou a Alemanha o partido nacional socialista.
O Padre Kentenich viajou para além das fronteiras da Alemanha, ancorado pela força do Terceiro Documento de Fundação.
O que caracterizou este terceiro marco histórico foi a decisão de 31 de Maio de 1949. Essa decisão significava uma luta aberta contra o pensar idealista-mecanicista que, na convicção do Padre Kentenich, representava uma "doença" muito perigosa para os povos do Ocidente, nomeadamente os da Europa.
Conforme previu o Pai e Fundador, esta sua atitude levou a Obra de Schoenstatt a uma difícil prova. Nesta tomada de posição o Padre Kentenich, não só se ofereceu, mas ofereceu também a sua própria Obra em sacrifício a Deus, colocando o destino da sua fundação totalmente nas mãos da autoridade eclesiástica.
Como consequência, foi separado da sua obra e exilado pela Igreja, em Milwaukee, nos Estados Unidos. Com isso, cumpriram-se as palavras do seu companheiro de prisão em Dachau, Padre João Wimmer, proferidas após o seu regresso do campo de concentração:
"Falta-lhe ainda uma coisa: que depois do poder do Estado, também a Igreja lhe coloque a cruz sobre os ombros"."

Nas palavras do Padre Kentenich, o 31 de Maio, faz-nos assumir a seguinte missão:
"Que outra alternativa nos resta, senão pôrmo-nos sem reservas à disposição da Mãe, no sentido da nossa consagração, aceitar os seus desejos, entregarmo-nos novamente a Ela e deixar-lhe a responsabilidade da grande obra, na qual nós, em dependência d'Ela e no interesse da sua missão, queremos cooperar, sofrer, sacrificarmo-nos e rezar. Nossa Senhora está sem ajuda. Ela não pode realizá-la sozinha. Nisto consiste a nossa honra: poder ajudá-la."

Fami e Paulo

Nota: Na elaboração deste trabalho, foram consultados os livros: Schoenstatt - Uma missão para o nosso tempo, de Padre Rafael Fernandez e Movimento Apostólico de Schoenstatt - Introdução Histórica do Padre Victor Trevisan.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...