domingo, 1 de maio de 2011

Dia de São José Operário


"Chamado a proteger o Redentor, "José fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu a sua esposa" (Mateus 1, 24)."

Neste dia 1 de Maio, a Igreja celebra a solenidade de São José Operário e simultâneamente o Dia Mundial do Trabalhador, de quem São José é o padroeiro. Este ano, devido à quantidade de celebrações que teve este dia, prestamos uma pequena, mas justa homenagem a São José, para que o seu dia não passe totalmente despercebido.

"São José foi chamado por Deus para servir directamente a Pessoa e a missão de Jesus, mediante o exercício da sua paternidade: desse modo, precisamente, ele coopera no grande mistério da Redenção, quando chega a plenitude dos tempos, e é verdadeiramente ministro da salvação.
O crescimento de Jesus "em sabedoria, em estatura e em graça" (Lucas, 2,52), deu-se no âmbito da Sagrada Família, sob o olhar de São José, que tinha a alta função de o criar; ou seja, de alimentar, vestir e instruir Jesus na Lei e num ofício, em conformidade com os deveres estabelecidos para o pai.
No decorrer da sua vida, que foi uma peregrinação na fé, como Maria, permaneceu fiel até ao fim ao chamamento de Deus. A vida de Maria foi o cumprimento até às últimas consequências daquele primeiro fiat (faça-se) pronunciado no momento da Anunciação: ao passo que José, não proferiu palavra alguma, aquando da sua "anunciação": "fez como o anjo do Senhor lhe ordenara" (Mateus 1, 24). E este primeiro "fez" tornou-se o princípio da caminhada de José. Ao longo desta caminhada, os Evangelhos não registram palavra alguma que ele tenha dito. Mas esse silêncio de José tem uma especial eloquência: graças a tal atitude, pode captar-se perfeitamente a verdade contida no juízo que dele nos dá o Evangelho: o "justo" (Mateus, 1, 19).
Que São José obtenha para a Igreja e para o mundo, assim como para cada um de nós, a bênção do Pai e do Filho e do Espírito Santo."

(Excertos da Exortação Apostólica "Redemptoris Custos" do Papa João Paulo II, sobre a figura e a missão de São José na vida de Cristo e da Igreja).

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...