domingo, 1 de maio de 2011

Beatificação de João Paulo II - O Papa do Totus Tuus

João Paulo II no Santuário de Schoenstatt em Roma

Hoje, dia 01 de Maio de 2011, ocorre no Vaticano em Roma, a beatificação do Papa João Paulo II.
Numa das suas primeiras alocuções em público, disse uma frase que viria a marcar o seu pontificado:

"Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas do vosso coração a Cristo!"

Para nós, schoenstatteanos tem especial importância a sua grande devoção a Maria.
João Paulo II, como um grande e importante estadista e líder itinerante e apostólico, tinha consciência de que toda a coragem que emanava do seu ser, tinha um nome: Maria, a mãe de Jesus Cristo, seu Salvador, mas também a sua mãe.
Ele reconheceu sempre que Maria foi, em todas as circunstâncias da sua vida, sua grande aliada. A sua força e coragem vinham principalmente, dela. E por esta razão, tinha o rosário como sua oração predilecta, onde encontrava forças para dizer e fazer o que dizia e fazia.
A propósito de Maria, João Paulo II disse:
"Desde a minha juventude essa oração teve um lugar importante na minha vida espiritual. O rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações, nele encontrei sempre conforto e é a minha oração predilecta. Maravilhosa na simplicidade e na profundidade. Quantas graças recebi nestes anos da Virgem Santa através do Rosário!"


Escolheu como lema, para o seu pontificado "Totus Tuus ego sum Maria!" que traduzido para português quer dizer, sou todo teu, Maria.
Este lema tornou-se ainda mais profundo, quando em 13 de Maio de 1981, sofreu o atentado na Praça de São Pedro, no Vaticano. Desde então João Paulo II, viveu com a certeza de ter sido salvo por milagre de Nossa Senhora de Fátima, ao ponto de afirmar que a vida lhe foi dada de novo e que o seu pontificado durou apenas três anos (1978 a 1981), porque todos os outros anos, foram anos de milagre.
O Papa mariano do Totus Tuus e ao mesmo tempo, o grande apóstolo da Misericórdia de Deus, o Papa do "Não tenhais medo, abri as portas a Cristo!", foi levado para o céu numa extraordinária coincidência de datas. O dia do seu falecimento - 2 de Abril de 2005 - foi duplamenre abençoado, por Maria e Jesus, pois morreu num sábado (o primeiro do mês de Abril) e nas vésperas da Festa Litúrgica da Divina Misericórdia.
Nas cerimónias das sua exéquias, o Cardeal Ratzinger (futuro Papa Bento XVI) afirmou:

"Divina Misericórdia: o Santo Padre encontrou o reflexo mais puro da misericórdia de Deus na Mãe de Deus. Ele, que tinha perdido a mãe na tenra idade, amou ainda mais a Mãe divina. Podemos estar certos de que o nosso amado Papa está agora à janela da casa do Pai, a ver-nos e a abençoar-nos. Sim, abençoa-nos Santo Padre. Nós confiamos a tua querida alma à Mãe de Deus, tua Mãe que te conduziu todos os dias e te conduzirá agora à glória eterna do Seu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor."

A data de 1 de Maio não podia ter sido melhor escolhida para a beatificação de João Paulo II:
É o primeiro dia do mês de Maria e que este ano é também o Domingo da Divina Misericórdia.

"Queremos hoje, consagrar-Te o futuro que nos espera, pedindo-Te que nos acompanhes no nosso caminho. Somos homens e mulheres dum período extraordinário, tão cheio de triunfos como de contradições. A humanidade possui, hoje, instrumentos de força inaudita: pode fazer deste mundo um jardim, ou reduzi-lo a um amontoado de ruínas.
Hoje, como nunca no passado, a humanidade encontra-se numa encruzilhada.
E, uma vez mais, a salvação está total e unicamente, ó Virgem Santa, no Teu filho Jesus."
(Pequeno excerto do Acto de Consagração, feito por João Paulo II, a Maria Santíssima, em 08 de Maio de 2000, perante a imagem de Nossa Senhora de Fátima).

Fami e Paulo

Nota: Para a elaboração deste trabalho, foram consultados trabalhos de Aura Miguel e de Inês Guimarães (Brasil).

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...