sábado, 7 de maio de 2011

Discurso do Papa João Paulo II ao Movimento de Schoenstatt


No dia 09 de Setembro de 2004, o Papa João Paulo II, recebeu os membros do Movimento de Schoenstatt, na residência de Castel Gandolfo, local onde os papas costumam passar grande parte dos meses de Verão. Esta audiência ocorreu por ocasião da inauguração do Santuário "Matri Ecclesiae" e do Centro Internacional em Roma.
Nessa audiência o Papa proferiu as seguintes palavras:

"Queridos Irmãos e Irmãs
do Movimento Internacional de Schönstatt!

1. É com alegria que vos dou as boas-vindas a Castel Gandolfo. Nestes dias, na Cidade Eterna, participastes na inauguração do santuário Matri Ecclesiae. A criação de um Centro Internacional de Schönstatt em Roma evidencia e aprofunda o vínculo do vosso movimento com o Sucessor de Pedro e com a Mãe Igreja.
Agradeço ao Presidente do Presídio Geral as palavras cordiais que me dirigiu. Elas mostram como os vários ramos do vosso movimento se deixam inflamar pelo Apostolado no mundo de hoje e pelo ideal da santidade cristã.
2. No vosso movimento cresce a responsabilidade pela sociedade e pela efusão do espírito do Cristianismo nos relacionamentos sociais. Procurei sempre despertar esta responsabilidade para o mundo na nossa Igreja. Por isso, desejo fortalecer-vos nesta tarefa que pode assumir múltiplas formas. Dela faz parte também o compromisso concreto pela vida, precisamente no perigo e na ameaça representados por uma cultura da morte cada vez mais difundida, como demonstra terrivelmente a prática do aborto. Todos os fiéis são exortados a manifestar os "sinais de luz", dos quais o mundo tem sempre necessidade.
O compromisso de Schönstatt destina-se em particular à família como célula primária da Igreja, da cultura e da sociedade. Segundo o conselho do vosso fundador, dais à cruz e à imagem de Maria um lugar privilegiado nas vossas casas, para que se tornem "santuários domésticos da Igreja" (cf. Familiaris consortio, 55), onde Maria age como mãe e educadora.
Desta forma Maria, como "Mãe de Deus peregrina", alcança os homens para que conheçam o seu amor materno.
A nossa Igreja tem necessidade de uma revitalização da vida de fé e da obra apostólica. Neste compromisso, unem-se todos os movimentos espirituais e as comunidades eclesiais que o espírito de Deus suscitou no inicio do terceiro milénio. Eles são uma resposta da Providência aos numerosos desafios do nosso tempo.
Santuário Matri Ecclesiae - Belmonte, Italia

3. O vosso novo santuário romano é dedicado a Maria, Mãe da Igreja. A Ancilla Domini vos acompanhe e vos guie no vosso serviço à Igreja para que, através dele, se possam tornar cada vez mais visíveis as características da Mater Ecclesiae como Corpo de Cristo.
Por isso, concedo a vós e a quantos pertencem à vossa ampla família no mundo, a minha Bênção Apostólica. "

Na semana seguinte à beatificação de João Paulo II, recordamos as suas bonitas palavras, dirigidas ao Movimento de Schoenstatt.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...