quarta-feira, 16 de março de 2011

1º Domingo da Quaresma 2011


No âmbito da "Caminhada Quaresma - Páscoa 2011" proposta pela Diocese de Aveiro, a atitude deste primeiro Domingo da Quaresma é "Confia".

A mensagem para este dia foi a seguinte:

“As três tentações aqui apresentadas não são mais do que três faces de uma única tentação: a tentação de prescindir de Deus, de escolher um caminho de egoísmo, de orgulho e de auto-suficiência, à margem das propostas de Deus. Mas, para Jesus, ser “Filho de Deus” significa viver em comunhão com o Pai, escutar a sua voz, realizar os seus projectos, cumprir obedientemente os seus planos. Ao longo da sua vida, diante das diversas “provocações” que os adversários Lhe lançam, Jesus vai confirmar esta sua “opção fundamental” e vai procurar concretizar, com total fidelidade, o projecto do Pai.
 Israel, ao longo da sua caminhada pelo deserto, sucumbiu frequentemente à tentação de ignorar os caminhos e as propostas de Deus. Jesus, ao contrário, venceu a tentação de prescindir de Deus e de escolher caminhos à margem dos projectos do Pai. De Jesus vai nascer um novo Povo de Deus, cuja vocação essencial é viver em comunhão com o Pai e concretizar o seu projecto para o mundo e para os homens”.
(Texto publicado no guião "Caminhada Quaresma - Páscoa 2011")

Na celebração deste Domingo era sugerido benzer os crucifixos, que cada família trouxe de casa.



O objectivo desta celebração era incentivar as famílias a valorizarem a Cruz nas suas casas, nos tempos de oração que fizerem em família durante esta caminhada. A presença de crucifixos nos lares cristãos já não é tão comum, principalmente nas casas mais recentes. Pretende-se assim que em todos os lares cristãos exista pelo menos um crucifixo.

"Este é o tempo de caminhar Contigo, Senhor. De escolher a confiança e a intimidade com o Pai. De abrir as mãos e o coração às necessidades dos irmãos. De renunciar à vida fácil.
Contigo a meu lado, Jesus,

Sei que chegarei feliz à Tua Páscoa."
(Do livro Rezar na Quaresma - Ano A - Edições Salesianas)

Fami e Paulo

1 comentário:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida disse...

Oi!
Parabéns pelo blog! Muito bom.
Convido vocês a também visitar o blog doas acólitos da paróquia Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora Aparecida-SERGIPE.
http://acolitonsa.blogspot.com/

Pax Vobis!

Ítalo Mateus Oliveira Barreto
Coordenador liturgico do grupo de acólitos
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Arquidiocese de Aracaju
Sergipe - Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...