terça-feira, 1 de março de 2011

Para conhecermos melhor o Padre Angel Strada (Conclusão)


No dia seguinte a este encontro, o grupo de jovens argentinos, mudou-se para a sua residência definitiva na Alemanha, o seminário de Munster. Munster é uma cidade alemã que dista cerca de 250 quilómetros de Schoenstatt. Uma distância muito grande, para estes jovens que pensavam que iam estar sempre ao lado do Pai e Fundador e que iam tê-lo só para eles.
Escreveram-lhe uma carta, em que com a franqueza típica da juventude, diziam ao padre Kentenich, que iam contrariados, porque ficavam muito longe dele.
O Padre Kentenich ao receber a carta, em vez de ficar aborrecido, transmitiu ao Reitor do Seminário, que estaria em Munster, sempre que lhe fosse possível.
Assim, dois meses após a ida do grupo de jovens para o Seminário, o Pai viajou para Munster para se encontrar com eles.
Conta o Padre Angel Strada:

“Encarregámo-nos de comunicar a todo o Movimento de Schoenstatt em Munster, que o Padre Kentenich, vinha só para estar connosco e nada mais além disso. Não fosse que começassem a agendar outras actividades. Foi-nos comunicado que entre conferências e missas, o Pai e Fundador conversaria com cada um dos seminaristas, durante 30 minutos. Na noite anterior a esse dia 23 de Agosto de 1967, em que pontualmente às 8 horas e 30 minutos estaria a sós com o Padre Kentenich, os nervos não me deixaram dormir.”


Chegou então o momento tão desejado:
Continua o Padre Strada:
“Ao chegar junto a ele, tomou-me as mãos e perguntou-me: como se chama? De onde vem? Quando lhe disse que era de Córdoba, respondeu-me: Ah, de Villa Warcalde!
Não podia acreditar que este homem, com tanta obra feita e tantas vivências se lembrasse que Villa Warcalde se situava em Córdoba.
Quando lhe disse isto, respondeu-me com palavras de Jesus Cristo: eu conheço os meus e os meus conhecem-me a mim.
Nos dias anteriores a esta conversa, tinha medo que as palavras em alemão não me saíssem correctamente, pois o meu alemão ainda não era de muita confiança. Temia não conseguir dizer o que realmente pretendia.
No entanto, quando começámos a conversar, notei que o meu alemão era muito melhor do que eu estava à espera. Dei conta que conseguia comunicar com toda a naturalidade e que podia dizer realmente o que pretendia. E porquê?
Porque me sentia escutado com toda o potencial que um homem pode ser escutado, o ouvir atento, que o Padre Kentenich definia como o escutar enaltecedor.
Com a permissão do Pai e do Reitor, prolonguei um pouco mais do que o que estava previsto aquela conversa e logo de seguida fiz um resumo de tudo o que tínhamos falado.
O Padre Kentenich disse-me coisas acerca de mim, que eu não lhe tinha dito e antecipou coisas sobre a minha vida futura, que hoje quando releio o resumo que fiz da nossa conversa, penso: como pode ter previsto isto?
Indubitavelmente estive com um profeta.”
“Nunca pensei que viria a ter como missão, ser postulador da causa de beatificação do Padre Kentenich, mas estive sempre seguro de um aspecto: estive diante de um Santo.”

Com estas palavras, o Padre Strada consegue contagiar-nos, com a sua segurança de que este processo, terá o final que todos desejamos: a beatificação do Pai e Fundador.

"O Padre Kentenich sem lugar para dúvidas nenhumas, instaurou uma verdadeira escola de santidade.”

O Padre Strada termina, deixando-nos um convite, que mais que um convite, é um verdadeiro imperativo para todos os schoenstatteanos:
“Levem o carisma do Fundador para onde forem. Partilhem com todos a riqueza dos seus ensinamentos, não os guardemos só para nós, para que quando chegue o grande dia, não haja só schoenstatteanos na Praça de São Pedro, mas que milhares de católicos inundem esta Praça, dando vivas a Deus e agradecendo a Obra que o Padre Kentenich criou, Schoenstastt.”

Ficamos a aguardar ansiosos pela visita do Padre Strada a Portugal e pelo que ele nos vai dizer sobre o Padre Kentenich e sobre o seu processo de beatificação.

Nota: Para a elaboração deste texto foram utilizados excertos retirados de notícias publicadas no site http://www.schoenstatt.de/ e do "Boletim de Schoenstatt - Tucumán" - Argentina.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...