quarta-feira, 23 de março de 2011

Carta de agradecimento do Padre Miguel Lencastre


Cidade de Recife, março de 2011, iniciada no dia 18 e terminada em 21, no aniversário de um mês da cirurgia.

Aos meus queridos Amigos/as:
Há um mês encontrava-me no Hospital São Camilo. Havia que ser operado de urgência. Um aneurisma de sete centímetros na aorta ameaçava rebentar. Carregava no meu ventre uma bomba traiçoeira que podia explodir em qualquer momento. Aos 82 anos mais uma operação de alto risco! Situação muitíssimo complicada. No entanto, eu estava tranquilo e confiante. Sentia nitidamente que uma Mão Protectora comandava a minha vida e até me incentivava a escrever aos Amigos/as do meu mundo apostólico. Enviei-os nesse 18/fev. uma mensagem assim iniciada:

"Os laços de uma Amizade são emanações Divinas. Não enferrujam nem são corroídos pela traça, mas necessitam de ser cultivados.
Uma doença pode ser motivo para que esses vínculos se manifestem."

E na realidade assim aconteceu. Foram centenas e centenas de pessoas das mais diversas profissões e padrões de vida que se manifestaram. Senti como nunca a força da Amizade e porque não dizê-lo, das Alianças Fraternas, que emanaram nas suas diversas formas, até mesmo realizadas em discrição. Foi uma prova real do seu alto valor e da sua fecundidade. Comprovei-o no grupo de pessoas que mais directamente me apoiou neste processo operatório. E foram bastantes, incluindo o próprio médico, Dr. Roberto, que coordena o bloco dos transplantados, até aos já conhecidos repórteres noticiosos, Eloy e Daniel, sem deixar de mencionar o apoio da minha própria comunidade de Padres.
Na realidade foi impressionante o número de pessoas amigas e de familiares que se manifestaram e apoiaram de modo muito importante, mas peço compreensão se não os cito nominalmente.
A Todos/as, incluindo as várias Comunidades Religiosas, o meu mais profundo e grato agradecimento. Os nossos vínculos de Amizade foram bem reforçados. Agora só vos peço que orientem vossa força de oração no sentido de me ajudarem a dignificar o meu sacerdócio. A mesma força vitoriosa que possibilitou o meu restauro físico esteja agora voltada para o meu restauro espiritual. Quanto mais sublimado o sacerdócio tanto melhor ele poderá exercer a sua missão como representante legítimo de Cristo junto do seu apostolado. O sacerdócio necessita tanto do seu campo apostólico como o apostolado necessita do sacerdote. Deve haver uma mútua e sã dependência para que bom rendimento possa ser atingido.
A corrente dourada que envolve a moldura da imagem acima da Mãe Peregrina quer simbolizar isso mesmo.
Uma Aliança perfeita entre o Sacerdote e o seu apostolado e vice-versa.

Que o ouro da corrente nunca enferruje e que os elos da amizade se mantenham sempre vivos!
Uma prece especial para o povo nipónico e da Líbia que atravessam uma fase muito dura na sua História.
Abraça-vos com muita estima e gratidão e sempre sob a bênção maternal da nossa querida Mãe Rainha,

P. Miguel Lencastre.

PS.: Esta mensagem destina-se a todo o meu apostolado, predominantemente leigo. Procurei utilizar uma linguagem que eles pudessem entender. Mas certamente que também pretendo abranger todos os meus colegas Sacerdotes e Religiosas, do nosso ou de outros Movimentos. Para todos, o meu reconhecimento e gratidão! Peço desculpa de não vos responder pessoalmente, mas de momento ultrapassa minhas forças.

Nota: Um agradecimento especial ao Eloy por nos ter enviado esta carta de agradecimento do Padre Miguel Lencastre. Ao Padre Miguel, um abraço muito especial e a certeza que pode sempre contar connosco.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...