quarta-feira, 23 de março de 2011

Escola de Música do Centro Tabor - 2

  
CONTINUAÇÃO DO TEMA : MÉTODO ORFF

Começo este artigo, com três depoimentos de alunos que frequentam a nossa escola.

----" A Música para mim é tudo de bom que há no mundo. A Música é arte, faz -nos pensar e por vezes sonhar." (Pedro Faria - 11 anos).

----" Para mim a Música significa mesmo muito!
A Música é talvez a única coisa que me faz recordar memórias e sentimentos que fui acumulando ao longo da minha vida.
Cada letra é uma história do compositor, ou então apenas uma reflexão sobre as experiências vividas de alguém.
Ela está em todo o lado, basta sabermos como utilizar os diferentes sons que a natureza nos proporciona, para sabermos aproveitar todos os momentos que temos reservados para nós.
Na minha opinião a música é a única coisa capaz de me fazer feliz em toda a minha vida, porque, por muitos problemas que eu possa ter, uma nota musical consegue sempre deixar-me com um sorriso nos lábios. No meio do mundo está sem dúvida a música. Em qualquer passo que dê, tenho-a sempre a chamar por mim.
Se é obsessão ou loucura, eu não sei. Mas ninguém pode duvidar que eu amo mesmo a MÚSICA. " (João Paulo - 15 anos)

----" A Música é a razão do meu viver. Acho que eu sem a Música, não era a mesma. Não tinha tanta determinação, nem personalidade.
No meu caso é a guitarra - o instrumento que ando a aprender. Às vezes até falo com ela, para desabafar, quando o dia me correu mal. A Guitarra não fala, por isso, diz sempre que sim. Eu sei que ela não me ouve, mas pelo menos tiro o peso que sentia dentro de mim, o que me deixa muito mais aliviada.
Agora a minha questão é esta: O que seria do mundo sem a Música?
-Seria um mundo triste, sem harmonia, sem alegria, sem festas. Sim, porque festas sem música, NÃO SÃO FESTAS... (Ângela - 14 anos)


Isto é justamente aquilo que se pretende!
Além de já termos falado de Carll Orff. Também nas aulas falamos de Jos Wuytack e Pierre van Hawe - também grandes Mestres na Pedagogia Musical.

Todos eles se baseiam no mesmo conceito: "É necessário haver uma totalidade. Expressão musical e expressão corporal. O Movimento é importante porque dá uma coordenação. A Música introduz-se muito mais no músico quando ele faz movimento. A pessoa é uma totalidade, uma unidade de Espírito e Corpo. Tal como na Filosofia, na música deve haver a linguagem das duas coisas. O Espírito é a música na sua forma teórica (intelecto, raciocínio), mas a música vive-se quando se faz na totalidade : quando a pessoa se exprime verbalmente, quando canta, quando se exprime corporalmente (movimento, dança). As crianças gostam muito do movimento.
Isto significa que: A música deve ser aprendida da mesma maneira que se aprende uma língua. Uma criança aprende a falar através da observação, imitando o que observou posteriormente e mais tarde, começa a interpretar símbolos que representam aquilo que aprenderam através da observação.
Na criança, ela vendo uma música, aprende a tocar e a cantar. A Música na infância envolve muito movimento e ritmo.


A fala é dos factores muito importantes para os nossos Mestres. A transição da fala para o ritmo e do ritmo para a música é o mais natural, PARA A CRIANÇA. O aluno passa da fala para o ritmo corporal (como palmas ou bater dos pés) e destes para aprendizagem de algum instrumento.

Neste contexto o ensino do solfejo é muito rica e existe uma forma específica de o fazer - o utilizar a Escala pentatónica (cinco notas). O uso desta escala é simples e dá plena segurança aos alunos, o que facilita a improvisação. Isto permite à criança usar a sua imaginação e desenvolvê-la.
Para este trabalho, utilizam -se instrumentos de fácil aprendizagem, tais como; os Xilofones, Jogos de Sinos, instrumentos de percussão da mais variada espécie, instrumentos feitos pelas próprias crianças.
Estes instrumentos, oferecem grande flexibilidade para alunos com algum tipo de deficiência. Por exemplo: Um aluno cego, ou mesmo surdo pode tocar qualquer instrumento, devidamente preparado na escala pentatónica.
Esta maneira de trabalhar está espalhada por todo o mundo. INCLUSIVÉ EM PORTUGAL e a nossa escola faz parte desse conjunto.
Neste trabalho mostramos algumas fotografias de alguns instrumentos feitos na escola e que já foram usados em diversos trabalhos musicais.


No próximo dia 14 de Abril, pela 19h - no salão do nosso centro, os alunos da Escola de Música vão apresentar um trabalho, desenvolvendo na prática este modo de trabalhar. Todos estão convidados.

Desejo a todos a continuação de uma boa semana!

Irmã Lúcia

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...